Nos dias 4 e 5 de setembro, os representantes do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG, psicólogo Arthur Lobato e a coordenadora Elimara Gaia, participaram do 2º Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, no auditório do TST, em Brasília.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, contou no primeiro dia com uma Conferência Magna sobre “Assédio moral no Poder Judiciário”, o painel: “Novas Tecnologias e Saúde” e a palestra “Saúde mental de magistrados e servidores do Poder Judiciário”.
Já no segundo dia do seminário, foi realizada a apresentação da Pesquisa Científica promovida pela Fenajufe e um debate com a participação de vários servidores, entidades e associações. Em seguida, foram feitas as oficinas: “Saúde dos Magistrados”, “Serviços de Saúde. Exame periódico de saúde” e “Saúde dos Servidores”, que contou com a presença dos representantes do SITRAEMG. Na ocasião, a coordenadora Elimara Gaia pediu um encaminhamento de forma unificada de um modelo eficiente para discutir o assédio no serviço público e o psicólogo Arthur Lobato ressaltou a importância de se ter a construção de uma comissão de representação paritária.
Seguindo a programação, no período da tarde, o seminário teve um Workshop: Meditação Mindfullness, palestra sobre a “Prevenção de acidentes do Trabalho de Magistrados e Servidores”, e apresentação do resultado das oficinas e do Curso “Saúde Mental de Magistrados e Servidores no Poder Judiciário”.
Para os representantes do SITRAEMG, o evento foi ótimo e muito produtivo. “As oficinas foram proveitosas. O seminário foi um grande passo para melhorar as condições de trabalho no judiciário federal”, ressaltou Elimara Gaia.