Nesta quinta-feira, 27/09, às 10 horas, o SITRAEMG participou de um ato em defesa do serviço público no dia nacional da Campanha Voto Consciente, na Praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte. A iniciativa foi organizada pela Frente Mineira em Defesa do Serviço Público e contou com o apoio do Sindicato, representado na ocasião pelo coordenador geral Célio Izidoro, o assessor político Efraim Moura e os funcionários Leopoldo Lages e Maria da Glória. Estiveram presentes também a coordenadora da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, Ilva Franca; o presidente da Sinap-MG, Adilson Rodrigues; o diretor de políticas sociais da Fenasp, Túlio Michel, entre outros representantes de sindicatos e servidores públicos.
O objetivo do ato, nesta reta final para as Eleições 2018, foi chamar a atenção do eleitorado para a necessidade do voto consciente, no sentido de ter o cuidado para que não volte a eleger candidatos que não estejam comprometidos com o investimento em saúde, educação, segurança, moradia, transporte, justiça e demais serviços essenciais à população.
O coordenador Célio Izidoro faz parte da frente mineira e destacou que o ato é pelo voto consciente e pelo serviço público e que não podemos deixar os deputados sem comprometimento com a população – que votaram a favor da Emenda Constitucional 95, de 2016, da Reforma Trabalhista e da Terceirização – voltarem para o Congresso. “Infelizmente, atualmente, presenciamos a saúde, a educação, entre outros serviços, em situação precária, além do fim dos direitos dos trabalhadores. O que vemos é um governo querendo destruir o serviço público e garantir o mínimo, o estado que não atende a população. É por isso que estamos aqui pedindo que não votem em candidatos que não defendem os direitos da sociedade”, disse.
Já a coordenadora da Frente Mineira em defesa do serviço público Ilva Franca ressaltou que o ato nacional é uma oportunidade de conscientização da importância do voto de cada brasileiro neste momento: “as Eleições deste ano representam um divisor de águas no Brasil. Se não votarmos certo ou em branco, daremos contribuição para continuar com essa política do atraso. Devemos pesquisar as propostas dos candidatos. Não estamos aqui para defender partidos ou políticos. Queremos orientar a população sobre a importância do voto consciente e escolher o candidato com cuidado, elegendo os candidatos preocupados com o bem-estar dos brasileiros para sairmos da crise econômica e construir um país melhor para todos.”
O presidente da Sinap/MG Adilson Rodrigues alertou a população para não votar em candidatos que têm a ideia do estado mínimo, com redução dos direitos da classe trabalhadora e desmonte do serviço público.
O diretor de políticas sociais na Fenasp Túlio Michel destacou que a população precisa ter noção que a má qualidade dos serviços públicos é um reflexo da EC 95. “O serviço público vem sendo sucateado e caminhando para a terceirização irrestrita. Se continuar dessa forma a tendência é acabar. Temos que reverter essa realidade por meio do voto consciente”, alerta.
Durante o ato a população recebeu uma carta aberta dos servidores públicos aos cidadãos, incentivando a escolha de candidatos com histórico de compromisso com eficiência do Estado, do fortalecimento dos serviços públicos e da transparência. Confira a carta por meio deste link.
O movimento, em âmbito nacional, defende a revogação da Emenda Constitucional 95, que determinou o congelamento dos gastos públicos por 20 anos.