Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Confira a cobertura completa da XXII Plenária da Fenajufe

Compartilhe

Foi realizada no período de 2 a 5 de agosto, Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), a XXII Plenária Nacional da Fenajufe, que teve como tema central “Servidores(as) do PJU/MPU unidos(as) para construir a resistência e a luta por direitos!”, e como pauta, os seguintes itens: 1.  Regimento interno; 2.  Análise de conjuntura e ataques aos serviços e servidores públicos; 3.  Precarização, Terceirização e desmonte do PJU e MPU; 4.  Plano de Lutas e Campanha Salarial; 5.  Carreira do PJU e MPU; 6.  Prestação de Contas; 7.  Moções.

Temas debatidos e palestrantes:  Mesa de abertura:  Coordenadores representantes das seis forças que compõem a direção, do Sindjufe/BA – sindicato anfitrião, do Fonasefe, da Fenajud, coordenadora do Cone Sul ( FJA  e AFJU) e centrais sindicais; Análise de conjuntura (internacional e nacional) e ataques aos serviços e servidores públicos: Rafael Freire, José Loguércio e Plinio Sampaio; Precarização, Terceirização e desmonte do PJU e MPU: Roberto Heloani (Saúde/Assédio Moral), Graça Duck e Daniel Romero; Carreira do PJU e MPU: Démerson Dias; e Plano de Lutas e Campanha Salarial. Houve, ainda, leitura e votação do regimento interno, prestação de contas, plenárias para votação das propostas de resolução.

38391520_2086143541427278_5684904474892566528_o

IMG-20180805-WA0021

Representaram o SITRAEMG, no evento, os seguintes filiados, eleitos em assembleia geral realizada em 23 de junho último: como delegados, Isaac Raymundo de Lima (JF/Governador Valadares), Alexandre Magnus Melo Martins (TRT/Juiz de Fora), Paulo José da Silva (TRT/aposentado), Jordana Márcia Neves Pereira (TRT/BH), Ângela Maria de Rezende (TRT/aposentada), Wallace Marques Coelho (JF/Governador Valadares), Elimara Cardoso B. Gaia (TRT/Divinópolis), Lúcia Maria Bernardes de Freitas (TRT/aposentada), Rosilene Valadares de Matos (TRE/BH), Luciano Breguez Poloni (TRE/Ipatinga), Deise Assumpção Vieira de Andrade (JF/Juiz de Fora), Paula Drumond Meniconi e Célio Izidoro Rosa; e como observadores, Osmar Souto Ferreira (TRE/João Pinheiro), Fernanda Flávia M. Ferreira (TRT/BH) e Vilma Oliveira Lourenço da Silva (TRE/BH).

WhatsApp Image 2018-08-06 at 13.13.08

WhatsApp Image 2018-08-05 at 13.19.08

Durante o debate sobre carreira, ao fazer uma pergunta para o palestrante, Demerson Dias, o coordenador do SITRAEMG Paulo José da Silva falou sobre a Campanha de Valorização do Servidor que está sendo feita pelo SITRAEMG, criticou o processo de divisão interna porque passa a direção da Fenajufe e pediu a unidade da categoria para o fortalecimento da luta contra projetos em tramitação no Congresso que, se aprovados, prejudicarão em muito os servidores públicos (veja, abaixo, o vídeo com a fala do coordenador, que está no tempo entre 1h33’35” e 1h37’02”). Eis a íntegra da fala do coordenador do Sindicato: “Eu gostaria de dizer que esse problema que nós temos, do PJe, essa inteligência artificial, isso lá em Minas Gerais nós estamos combatendo com o seguinte: nós estamos fazendo uma campanha (de valorização) do servidor público. Estamos indo às bases, conversando com todos os servidores públicos. Estamos indo aos políticos que a gente sabe que têm alguma condição de ganhar (de ser eleito), fazendo reuniões e dizendo que o servidor tem que ser valorizado, que o servidor não vai admitir que se fale mal dele, e que, ‘se por acaso o senhor partir para essa linha, nós vamos denegrir a sua imagem nas nossas falas, nas nossas campanhas’, e assim por diante. Estamos em contato com as administrações de todos os tribunais, e hoje eles (os tribunais) já estão nos chamando para fazer reuniões. Em todas as questões que envolvem os servidores, nós estamos presentes, com direito a conversar, a falar e discutir as políticas que são implementadas para os servidores. Estamos caminhando praticamente Minas Gerais toda, levando essa campanha. Uma das dificuldades que a gente tem é de encontrar o servidor, por que a gente chega aos tribunais e não tem servidor ali presente. Ele está trabalhando em casa. Como é que estamos tentando resolver isso? Mandando e-mail, indo à casa do servidor. Vamos ao interior, conversamos com o servidor. Se ele não estiver no tribunal (local de trabalho), vamos à casa dele e expomos o que estamos querendo, principalmente para os que não são filiados. E aqui vai uma crítica muito grande em relação à nossa Fenajufe, que está nessa divisão tão grande. Todo mundo vem aqui, fala a mesma coisa. A gente pede unidade, pede coerência, mas em todos os encontros que estou vindo, tem essa divisão. E vocês sabem a dificuldade que é a gente conseguir pessoas para se filiar aos sindicatos, porque ficam sabendo que a nossa federação está nessa briga tremenda. Então, quando a gente conversa com eles, eles dizem o seguinte: ‘se lá na federação eles estão com essa brigaiada tremenda, para que que eu vou me filiar?’ Então, é bom que vocês pensem que a nossa unidade tem que ser construída, nós temos que derrubar vários projetos de lei que vão nos penalizar”. Segundo o coordenador, a iniciativa do SITRAEMG foi muito elogiada e aplaudida pelos participantes da plenária.

Fazendo um balanço da plenária nacional, o coordenador geral do SITRAEMG Célio Izidoro, que também esteve presente, apresenta uma avaliação bastante positiva do evento e, assim como o colega Paulo José da Silva, também defende a unidade – não só da categoria, mas de toda a classe trabalhadora – para as lutas, além da construção de uma greve geral. “Fiquei otimista com a plenária. Apesar das divergências dos campos políticos, os delegados souberam pressionar para que saísse o plano de  lutas que já  podemos construir nos estados. Construir um forte 10 de agosto e 10 de setembro. Tudo isso foi possível a partir de um bom debate de conjuntura, onde concluí que a burguesia em crise usará de toda a estrutura governamental, econômica, igreja, mídia, para superar a crise econômica, que também a atinge. Porém, a classe trabalhadora tem que ter saída, que não passa pela credibilidade na instituição burguesa. A solução da crise que vivem os trabalhadores passa pela unidade e a construção de uma greve geral, exigindo que não mexam nos nossos direitos – que revoguem algumas já aprovadas e não sejam aprovadas outras em discussão. No marco do capitalismo, o que queremos é distribuição de renda e dignidade para os trabalhadores. Cabe à federação impulsionar as capacidades de reação dos servidores e unificar a luta com a classe operária. Se isso não acontecer, estamos a caminho da barbárie no mundo”, analisa Izidoro.

38254829_2085942694780696_3454961547913199616_o

WhatsApp Image 2018-08-04 at 11.44.35

WhatsApp Image 2018-08-04 at 10.07.45

Confira, a seguir, informações e vídeos das atividades da XXII Plenária, em links de matérias publicadas pela Fenajufe:

Plenária retoma deliberações na tarde deste domingo
Mulheres em resistência na XXII Plenária Nacional da Fenajufe
Começam os trabalhos do último dia de Plenária Nacional da Fenajufe
Crise, resistência e saúde dão o tom na conjuntura nacional aprovada pela Plenária Nacional
Crise, resistência e saúde dão o tom na conjuntura nacional aprovada pela Plenária Nacional
Delegados(as) aprovam texto de Conjuntura Internacional na Plenária da Fenajufe
Propostas de resolução começam a ser apreciadas na tarde de hoje
Debate de carreira abre terceiro dia de trabalhos da XXII Plenária da Fenajufe
Austeridade fiscal e assédio em discussão na Plenária da Fenajufe
Plenária retoma os trabalhos na tarde desta sexta-feira, 3
Primeira mesa da XXII Plenária Nacional começa com pedido de organização e integração de luta da categoria
Regimento interno da XXII Plenária foi aprovado na manhã desta sexta-feira (3)
Acompanhe os debates do segundo dia da XXII Plenária Nacional da Fenajufe
União da classe trabalhadora e alertas aos servidores públicos marcam a abertura da XXII Plenária Nacional da Fenajufe
Acompanhe a abertura da XXII Plenária Nacional da Fenajufe

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags