Os servidores do Judiciário Federal vêm demonstrando organização e disposição de luta, participando ativamente dos atos como os realizados nos dia 8, 15 e 31 de março. Querem mostrar ao governo e ao Congresso que não aceitam, de forma alguma, a reforma da Previdência que os obriga a trabalhar até morrer.
Os servidores presentes nos atos se juntaram aos demais trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada e aos movimentos diversos, e deram o recado a Temer: “Nenhum direito a menos. Lutamos contra a destruição da nossa Previdência, contra a reforma trabalhista, contra a terceirização”.
Calendário de lutas
- 11/04, 13h às 14h – Reunião setorial no auditório da Justiça Federal da Av. Álvares Cabral, 1.805, BH
- 17/04, 13h às 14h – Reunião setorial no auditório do TRE da Av. Prudente de Morais, 320, BH
- 18/04, 13h às 14h – Reunião setorial no auditório do TRT da Rua Mato Grosso, 468, 14º andar, BH
- 19/04, 13h às 14h – Reunião setorial em frente ao prédio do TRT da Av. Getúlio Vargas, 225, BH
- 20/04, 13h – Ato e Assembleia Geral Extraordinária em frente ao prédio da Justiça Federal da Av. Álvares Cabral, 1.741, BH
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre Greve Geral
Outras atividades preparatórias para a Greve Geral
- Dia 12/04 – Encontro Metropolitano Sindical Popular Juventude – Praça da Estação, em Belo Horizonte, das 10h às 14h. Há 08 vagas para filiados do SITRAEMG. Interessado(a) em participar deve enviar mensagem para a Secretaria do Sindicato, pelo e-mail cassiam@sitraemg.org.br, informando que quer participar do Encontro Metropolitano Sindical Popular Juventude, dia 12/04, seu nome completo e o nome do órgão em que é lotado(a).
- Dia 21/04 – Caravana a Ouro Preto para a manifestação durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, pelo governo do estado. Saída do ônibus, da Praça da Estação, em BH, às 7h30 da manhã, e retorno logo após o evento. Interessado(a) em integrar a caravana deve fazer a inscrição pelo mesmo e-mail supracitado, informando que quer participar da Caravana de 21 de abril a Ouro Preto, além do nome completo, nome do órgão em que é lotado(a) e números do documento de identidade e do telefone celular.
Você sabia?
A única greve geral já realizada no Brasil aconteceu há exatos 100 anos. Foi em 1917. O País passava por forte crise econômica e a classe trabalhadora sofria com as péssimas condições de trabalho e a fome. A greve começou com os trabalhadores da indústria têxtil, reivindicando aumento salarial. Depois, o Comitê de Defesa Proletária (organismo que surgiu para coordenar a luta) publicou uma pauta de reivindicações mais ampla, que incluía: a luta contra a chamada carestia de vida, a adoção da jornada de trabalho de 8 horas por dia e a abolição do trabalho infantil. Trabalhadores das indústrias, do comércio e dos transportes coletivos aderiram ao movimento. Durante três dias o Comitê assumiu o controle da cidade de São Paulo. O governo abandonou a cidade e, no fim, foi obrigado a negociar com os grevistas, atendendo suas reivindicações.
Grandes retrocessos na Previdência
Reforma de Temer quer impedir os trabalhadores de se aposentar
Como é hoje a aposentadoria | Como ficará com a reforma | |
Idade mínima | não tem | 65 anos para homens e mulheres |
Pensão por morte | Integral e cumulativa | 50% e não cumulativa |
Tempo de mínimo de contribuição para aposentadoria | 15 anos | 25 anos |
Tempo mínimo de contribuição para ter benefício integral | 35 anos homens, 30 anos mulheres | 49 anos |
Reforma Trabalhista e Terceirização
Direitos que serão retirados ou reduzidos com as propostas de Temer
- Jornada de trabalho
- Salários
- 13° salário
- Adicional noturno de insalubridade
- Salário mínimo
- Licenças maternidade e paternidade
- Auxílio creche
- Descanso semanal remunerado
- Férias