O coordenador-geral do SITAREMG, Alexandre Magnus, participou, nesta segunda-feira (20/3), de uma reunião na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora (MG) para discutir ações conjuntas do sindicato com várias entidades para lutar contra a PEC 287/2016 na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Logo depois da reunião, o grupo participou da Audiência Pública para Discutir o Desmonte da Previdência, realizada na Câmara de Vereadores da cidade. O SITRAEMG, como fez na reposição salarial, não medirá esforços políticos, jurídicos e principalmente financeiros para derrotar a PEC 287/16.
Também estavam presentes na reunião a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/Juiz de Fora, Fernanda Carvalho Campos e Macedo, as advogadas Alexandra Batista e Silva, Rafaela Gonçalves da Silva Monteiro, Graziela Gomez e o diretor da subsede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) em Juiz de Fora, Givanildo Guimarães Reis.
Após uma análise da conjuntura estadual e nacional, o grupo discutiu a criação de um bloco de resistência e de luta contra o desmonte da Previdência Social. Para isso, foram levantados os recursos financeiros de cada entidade para criar ações de conscientização sobre os impactos da PEC 287/2016 para a população brasileira. No planejamento do grupo, está a construção de materiais didáticos para serem distribuídos em escolas, pais dos alunos e professores, além de investimento em publicidade e propaganda televisiva, em outdoors e em ônibus para levar a informação à população sobre o desmonte da previdência caso a PEC 287 seja aprovada no Congresso Nacional.
“Deliberamos que o bloco de resistência será suprapartidário, ou seja, além de partidos políticos e cores. Vamos abrir espaço para o máximo de entidades, sindicatos, movimentos independentes e cores partidárias para lutar contra essa PEC aqui na Zona da Mata”, ressalta Alexandre Magnus.
Já a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/Juiz de Fora, Fernanda Carvalho Campos e Macedo, salientou que a reunião “foi ótima, pois a OAB quer continuar na vanguarda com outros segmentos da sociedade civil, sindicatos e etc. pela manutenção de direitos”.
Além do SITAREMG, da Comissão de Direito Previdenciária da OAB/Juiz de Fora e do Sindi-UTE/Juiz de Fora, logo após a reunião o grupo recebeu a notícia da participação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).
Veja o vídeo: FASUBRA adere a bloco de resistência contra desmonte da previdência em Juiz de Fora
O próximo compromisso do SITRAEMG na região de Juiz de Fora será reuniões para tratar sobre a reforma da previdência com os deputados federais da região: Júlio Delgado (PSD/MG), Marcus Pestana (PSDB/MG), Margarida Salomão (PT/MG), Luiz Fernando Faria (PP/MG), Renzo Bras (PP/MG), Misael Varella (DEM/MG) e Bonifácio de Andrada (PSDB/MG).