SITRAEMG bate mais um recorde histórico: 5.180 de filiados

Compartilhe

O SITRAEMG acaba de atingir a casa dos 5.180 filiados. Quebra, assim, mais um recorde de filiações, que é uma tendência que vem sendo seguida desde que a atual Diretoria Executiva assumiu o mandato, em junho de 2014. Em maio daquele ano, eram menos de 4 mil filiados, mas o mês de dezembro foi fechado com 4.506. No final de 2015 já eram 5.101. A meta da atual diretoria é ultrapassar os 5.500 até o final de 2016.

A Diretoria Executiva do SITRAEMG agradece a todos os servidores que já são filiados há anos, por contribuírem decisivamente para a construção e consolidação da entidade, e a todos aqueles se filiaram ou se refiliaram ao longo da atual gestão, por reconhecerem o trabalho sério e dedicado que vem sendo realizado e a necessidade de fortalecer o seu Sindicato e as lutas da categoria.

Foi esse crescimento expressivo no número de filiados que possibilitou ao SITRAEMG levar adiante as intensas lutas da categoria ao longo dos últimos dois anos: dezenas de atos, assembleias (gerais e setoriais), viagens a Brasília, sobretudo no ano passado, com caravanas de todos os cantos do estado mobilizadas no Congresso Nacional pela aprovação da reposição salarial e a participação destacadíssima dos mineiros na maior greve de todos os tempos da categoria.  Forte mobilização que rendeu a aprovação da nossa reposição salarial, a lei 13.150 (isonomia entre chefes de cartórios) e a verba para sua implementação e outras matérias de grande importância para os servidores do PJU.

A ampliação do contingente de filiados também permitiu à atual Diretoria do SITRAEMG se lançar a campo, junto com os servidores, em defesa de inúmeras outras bandeiras da categoria, como as lutas pela jornada de 6 horas, pela aposentadoria especial para oficiais de justiça, pela aprovação da PEC 555/06 (extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados), pela rejeição das reformas da Previdência, da flexibilização das leis trabalhistas, da PEC 241/16 e do PLP 257/16, e em alguns casos, até a proposição de projetos de lei no Congresso Nacional: pela Data-Base (PEC 220/16), direito de advogar (PL 5526/16) e contra o assédio moral (PL 5698/16). Também conseguiu a aprovação da categoria, em âmbito nacional, e o encaminhamento ao STF, do anteprojeto de iniciativa do Sindicato pela exigência de nível superior para o cargo de técnico judiciário.

Todas essas e muitas outras lutas – em benefício ou prejudiciais à categoria – também vêm sendo exaustivamente discutidas na atual gestão, seja nas atividades de mobilização, seja em seminários, seja nos Encontros Regionais promovidos pela Diretoria do Sindicato.

A Diretoria também procura inserir atrações culturais e artísticos em meio aos eventos de debates ou datas comemorativas que promove.

Como se vê, para que seja tratado com o respeito e a dignidade que merece, o servidor precisa de uma entidade forte, que represente os interesses próprios, de sua categoria e dos trabalhadores em geral. Além disso, filiar-se lhe garante uma série de vantagens individuais e coletivas, tais como assessoria jurídica em causas administrativas (individuais e coletivas), em Minas e em Brasília, preços acessíveis e condições vantajosas em centenas de convênios firmados nas áreas de saúde (planos de saúde, da Unimed, e odontológico, da Uniodonto, psicólogos, farmácias etc.), educação (cursos de graduação, pós-graduação e idiomas), lazer (academias), estética, alimentação (restaurantes) e serviços (concessionárias de veículos, seguros, óticas, telefonia etc.) e eventos de confraternização e lazer.

Ações do Sindicato na atual gestão

A Assessoria Jurídica foi ampliada, com a contratação da advogada Juliana Benício, visando fortalecer ainda mais o setor para prestar um serviço mais ágil e eficiente aos filiados.

Com a preocupação de contribuir para a saúde dos servidores, a atual Diretoria do Sindicato propôs à categoria a criação do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral e a proposta foi acolhida e aprovada pelos filiados durante o X Congresso do SITRAEMG, em abril do ano passado, em Juiz de Fora. Com isso, o psicólogo Arthur Lobato, especialista no assunto, foi contratado para integrar o departamento e prestar consultoria ao Sindicato e filiados nessa tarefa.

Dentro do propósito de promover a interiorização do Sindicato, o projeto Pé na Estrada, além de mantido, foi incrementado pela atual Diretoria, com seus representantes revisitando todas as cidades já anteriormente visitadas e indo a dezenas de outras que jamais haviam recebido a entidade. O objetivo é ir a todos os locais de trabalho do estado, até o final do atual mandato, em maio de 2017. Para reforçar ainda mais o Pé na Estrada, também já foram realizados os Encontros Regionais em várias regiões: Montes Claros, no Norte de Minas; Uberlândia, no Triângulo; Divinópolis, no Centro-Oeste; Governador Valadares, no Leste e Vale do Rio Doce; Teófilo Otoni, no Nordeste e Vales do Mucuri e Jequitinhonha; Paracatu, no Noroeste; e Passos, na região Oeste.

No quesito benefícios para os filiados, o SITRAEMG oferece assessoria jurídica para defender os direitos dos mesmos com atuação de profissionais do direito em Minas e Brasília. E centenas de convênios que viabilizam preços acessíveis e condições vantajosas para todos. O convênio com a UNIMED é um grande diferencial, se comparado com os oferecidos por outras entidades, pois não inclui taxa de adesão, não exige prazo de carência para uso dos planos, atende em âmbito nacional e apresenta tabela com preços bastante atrativos (vide AQUI). Outro convênio que é uma novidade trazida pela atual Diretoria é o firmado com a Ecocursos, que possibilita aos filiados do Sindicato participarem de cursos a custo zero e com a facilidade de fazê-los a distância, no ambiente de sua família (clique AQUI e saiba mais).

O setor de Comunicação do SITRAEMG conta com dois jornalistas formados, uma estagiária e um designer gráfico, que produzem todos os informes referentes à categoria e às ações do Sindicato – pelo site, Facebook e twitter, ao público em geral, e via materiais impressos (jornais, boletins, panfletos e cartazes) e e-mail, aos filiados em particular.

 

O sindicato é o elo que une permanentemente os trabalhadores da categoria. Fortalecer essa ferramenta é lutar para manter os direitos já conquistados e ampliá-los.

Se conseguirmos aumentar o número de filiados, a receita irá aumentar, assim como os benefícios a serem usufruídos.

Por que se filiar no SITRAEMG:

Filiada Néllia Motta (TRE/Pium-í): “Eu acho de grande valor a minha filiação, eu me sinto segura de saber que tem uma instituição para me amparar no momento que eu precisar. E eu fico feliz de saber que o Sindicato luta pelos meus direitos, que muitas vezes são tirados de nós pelo governo. E eu aconselho a todos os servidores a se filiarem, pois é de grande valor.”

Filiado Sandro Brum (TRE/Lagoa Santa): “O benefício da filiação é que o Sindicato defende os interesses dos filados perante aos poderes constituídos, assegurando que possamos ter nossos direitos legais garantidos. O sindicato tem se colocado com postura diante dos poderes, principalmente do executivo e do judiciário, reivindicando nossos direitos para que tenhamos os nossos direitos garantidos perante a lei.”

Filiado Sérgio Macedo Teixeira (Justiça Federal/BH): “A importância tem a ver com os direitos que o Sindicato consegue através de ações, dos benefícios concedidos aos servidores através dos convênios e a representação da categoria.”

Filiada Gilda Bandeira Falconi (Aposentada – TRE/BH): “Eu sou umas das primeiras filiadas do Sindicato, e procurei continuar filiada, pois o considero como uma proteção aos nossos direitos, uma representação do servidor. Com certeza o SITRAEMG me representa.”

Repasse esse e-mail ao seu amigo e colega que ainda não é filiado.

Para obter mais informações e se filiar, clique AQUI.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags