Criação de novas VFs deve ser apreciada em sessão de hoje do CJF

Compartilhe

Conforme noticia o site da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (www.oab.org.br), a questão da instalação das varas federais será tratada na sessão desta quarta-feira, 14, do Conselho da Justiça Federal (CJF), a partir das 9 horas da manhã, na sala de reuniões do edifício Ministros I do STJ. O site do CJF confirma a realização da sessão, informando que ela contará com a presença do ministro Luiz Fux como membro efetivo, eleito na última terça-feira (6) pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidente do STJ e do CJF, além dos já efetivos ministros Ari Pargendler (vice-presidente do STJ e do CJF), Francisco Cândido de Melo Falcão Neto (corregedor-geral), Laurita Vaz (ministra do STJ), e dos desembargadores federais (presidente do TRF1), Paulo Cesar Morais Espirito Santo (presidente do TRF2), Roberto Haddad (presidente do TRF3), Vilson Darós (presidente do TRF4) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (presidente do TRF5). Ainda de acordo com informações da OAB, o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, também estará presente.

230 novas VFs

A criação de 230 Varas Federais, destinadas à interiorização da Justiça Federal de primeiro grau e à implantação dos Juizados Especiais Federais no País, está prevista na Lei 12.011/2009. A lei prevê, ainda, a criação de 8.510 cargos, com a seguinte distribuição: 230 para Juiz Federal, 230 para Juiz Federal Substituto, 2.070 para Analista Judiciário, 2.530 para Técnico Judiciário, 230 para CJ-3, 2.530 para FC-5; 230 para FC-3 e 460 para FC-2. De acordo com a lei, a implantação das VFs, assim como dos novos cargos, se dará de forma gradativa, 46 a cada ano, de 2010 a 2014.

A localização das varas a serem criadas será estabelecida pelo Conselho da Justiça Federal, com base em critérios técnicos objetivos que identifiquem a necessidade da presença da Justiça Federal na localidade, levando-se em conta, principalmente, a demanda processual, inclusive aquela decorrente da competência delegada, a densidade populacional, o índice de crescimento demográfico, o Produto Interno Bruto, a distância de localidades onde haja vara federal e as áreas de fronteiras consideradas estratégicas.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags