Este fim de semana será o último que o contribuinte terá para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Quem ainda não juntou a documentação tem o dia de hoje para fazer isso. A Receita Federal do Brasil recebeu até esta manhã 14,5 milhões o que representa 59,18% do total esperado para este ano (24,5 milhões).
O prazo para a entrega termina no próximo dia 30 às 20h (horário de Brasília) para as declarações enviadas pela internet. A Receita alerta o contribuinte para não deixar a declaração para a última hora, pois pode encontrar problemas ao enviar as informações, como falhas na conexão ou sobrecarga no tráfego da rede.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que todos os dias, de 1h às 5h da manhã, o envio da declaração fica impossibilitado porque sistema entra em manutenção. Ele esclareceu, porém, que mesmo nesse horário é possível fazer download do programa (copiar do sistema da Receita para o computador do contribuinte).
Está obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 no ano passado. A multa mínima para quem não declarar ou perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima, 20% do imposto devido.
Neste ano, a Receita anunciou alterações como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado. Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.
O contribuinte tem à disposição, pela internet, um sistema de consulta para verificar o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007.
Para ter acesso a essa informação pela internet o contribuinte precisa responder a uma série de perguntas pessoais. Depois de validar os dados, o contribuinte só terá acesso ao número do recibo da declaração entregue no ano passado, já que os extratos com declarações anteriores só estão disponíveis para quem tem certificado digital.
A estimativa é de que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios. Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência.
Fonte: Agência Brasil