O Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian foi eleito o novo Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em sessão da Corte Especial Administrativa realizada na quinta-feira, 13 de março, no Plenário.
Também foram eleitos o novo Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador Federal Antônio Ezequiel da Silva, e o Corregedor-Geral da Justiça Federal da 1ª Região, Desembargador Federal Olindo Menezes.
O Desembargador Federal Jirair Aram Meguerian, natural do Cairo, no Egito, e brasileiro naturalizado desde 1967, tomou posse no TRF-1ª Região em 27 de maio de 1994, promovido por antiguidade. Seu ingresso na Justiça Federal deu-se em 1979, na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Foi Juiz, ainda, nas Seccionais do Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, exercendo, nessa última, a Diretoria do Foro. Atuou, ainda, nas varas únicas de Rio Grande (RS), de Uberaba e de Uberlândia. Em maio de 2005, o Desembargador Federal foi empossado no cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde permaneceu até julho de 2007. Atualmente, o magistrado é Corregedor-Geral da Justiça Federal da Primeira Região.
O Desembargador Federal Antônio Ezequiel da Silva nasceu no município de Barrocas (BA) e ingressou na magistratura federal no ano de 1984, na Seção Judiciária de Sergipe. A seguir, exerceu a judicatura na Seção Judiciária da Bahia e, depois, na Vara Única de Ilhéus, onde foi Coordenador da Subseção. Foi promovido ao TRF-1ª Região pelo critério de antiguidade, sendo empossado em março de 2000.
O Desembargador Federal Olindo Menezes é natural de Curaçá, na Bahia. Ingressou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 1995, promovido pelo critério de antiguidade. Sua investidura na Justiça Federal ocorreu em 1982, na Seção Judiciária do Estado de Pernambuco, de onde veio a ser removido para a Seção Judiciária do Estado da Bahia, em outubro do mesmo ano. Atuou, ainda, na 5ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf).
Fonte: TRF-1