Já se encontra publicado neste site, no link “Prestação de Contas – Balancetes Financeiros e Patrimoniais” (confira-o na coluna à direita da página do Sindicato), o balancete de Prestação de Contas do SITRAEMG relativo ao período de janeiro a julho de 2015 (veja AQUI). O espaço foi criado com o objetivo de tornar públicas todas as contas do Sindicato e, assim, dar conhecimento aos seus filiados como é aplicado cada centavo do que é recolhido com as suas contribuições mensais. Trata-se de compromisso assumido durante a campanha que elegeu a atual diretoria, que decidiu trazer para a entidade a tendência da busca da transparência que se exige hoje das instituições públicas e privadas. A transparência nos órgãos públicos brasileiros é determinada pela Lei 12.527/2011, também conhecida como LAI (Lei de Acesso à Informação).
Ao publicar já a Prestação de Contas do período de janeiro a julho de 2015, o Sindicato oferece aos seus filiados tempo mais do que suficiente para avaliá-las, antes da apreciação e votação que deve ocorrer em breve, em assembleia geral a ser convocada pela diretoria. Fato inédito na história do SITRAEMG, que tradicionalmente disponibiliza suas contas para apreciação somente durante a votação das mesas.
Vale destacar que a peça contábil relativa ao período de janeiro a julho deste ano apresenta um aumento bem significativo nas receitas do Sindicato em relação aos anos anteriores. Fruto da ampliação bastante expressiva do quadro de filiados, demonstrando o reconhecimento da categoria ao dedicado e eficiente trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria. Um dos exemplos dessa evolução na gestão do SITRAEMG é a diferença de receitas do último semestre para o mesmo período do ano passado: R$ 19.688,17. Mas, em junho de 1014, quando a atual diretoria assumiu, eram 4.100. Esse número subiu para 4.506 um ano depois, em julho de 2015, e agora já se aproxima dos 5.100. Ou seja: não nada menos do que 1.000 novos filiados conquistados durante pouco mais de um ano de gestão.
E esse reconhecimento dos servidores do Judiciário Federal em Minas também se expressa na compreensão dos servidores à necessidade de fortalecer não só a entidade, mas também as lutas da categoria. E não é à toa que Minas vem se destacando na linha de vanguarda do atual movimento grevista da categoria pela reposição salarial. Com o aumento do número de filiados e, por extensão, também da arrecadação, o SITRAEMG pôde levar avante o movimento grevista e invadir Brasília e o Congresso Nacional nas diversas mobilizações pela aprovação do PLC 28/15 e, por último, pela derrubada do Veto 26/15.