Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Ato público desta sexta também trouxe diversos relatos – confira!

Compartilhe

Antes das deliberações da AGE e dos informes passados pelo coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus, nesta sexta-feira, 14, em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, muitos servidores fizeram uso do microfone e, alguns levaram relatos da viagem a Brasília, realizada nesta semana, em defesa do projeto de reposição salarial, e outros aproveitaram para falar sobre a proposta de reposição apresentada pelo STF na última quarta-feira. Confira mais abaixo algumas das intervenções.

A manifestação desta sexta lotou o passeio que dá acesso ao prédio do TRT, com a presença de aproximadamente 400 servidores, dentre os quais os coordenadores do SITRAEMG Alexandre Magnus, Igor Yagelovic, Célio Izidoro, Sandro Pacheco, Henrique Olegário, que conduziu os trabalhos durante a assembleia, Daniel de Oliveira, Dirceu dos Santos e Evandro da Silva.

Trabalho intenso em Brasília                                                                                                            

Os servidores Leonardo (TRT/Monte Azul), Adriana (TRE/BH), Mônica (TRT/BH), e o coordenador Sandro Pacheco falaram um pouco sobre os trabalhos de convencimento realizado junto aos parlamentares em Brasília, em defesa da derrubada do veto presidencial ao PLC 28/15.

Leonardo falou que foi muito trabalhoso, porém, válida a experiência ao lado dos parlamentares, contudo não se sentiu representado. “Temos que trabalhar a categoria para colocarmos, no Congresso, algum colega do Judiciário para nos representar de verdade”, apontou, chamando os colegas para pensarem nisso para as próximas eleições.

IMG_2722

Adriana falou das inúmeras dificuldades que a categoria enfrenta pela derrubada do veto que, além do trabalho de convencimento dentro do Congresso, os servidores, nas ruas, durante as manifestações, são submetidos a vários tipos de represália, como no caso da última atividade em Brasília, onde colegas do Judiciário foram atingidos pela ação da polícia. “São colegas que se machucaram por nós, e também por isso devemos ir a Brasília no dia 18, pela possibilidade de derrubada do veto”, disse a servidora incentivando os demais colegas a participarem da caravana mineira.

IMG_2725

Corroborando o sentimento de Adriana, o coordenador sindical Sandro Pacheco falou da necessidade de os servidores trabalharem pela derrubada do veto, fazendo com que ele seja pautado para a próxima terça. “Já são vários os parlamentares que se comprometeram com a categoria e assinaram a lista de apoio à derrubada do veto”, destaca o coordenador.

IMG_2740

A servidora Mônica (TRT/BH) disse que a situação é grave e que a categoria precisa mostrar sua força para derrubar o veto. Informou sobre os encontros com parlamentares e já garantiram o apoio de algumas lideranças como as do PSDB, DEM, PT e PDT. “O trabalho de convencimento vem sendo feito, agora é lotar Brasília dia 18”, convida a servidora, chamando a atenção para a grande mobilização dos auditores fiscais que, também nesta semana, defendendo seus interesses, lotaram o Congresso Nacional com cerca de dois mil servidores. Na oportunidade, Mônica parabenizou o trabalho da direção do SITRAEMG e disse que a categoria deve se orgulhar desse Sindicato, pois está sendo muito bem representada pelos seus coordenadores. Citou, ainda, parte da direção do Sindjus-DF, assim como as direções dos sindicatos do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo que também representam a oposição dentro da Federação.

IMG_2735

O servidor Marco Antônio (JF/BH), chamando os colegas para os trabalhos em Brasília, lembrou que estão na reta final e que já lutaram muito para chegar até onde estão, “são mais 36 horas de sacrifício”, contabiliza o servidor, referindo-se ao tempo que será gasto entre a ida e volta de Brasília na próxima semana.

IMG_2755

Proposta do STF é muito criticada

O conselheiro fiscal Alexandre Brandi, o coordenador sindical Evandro da Silva e o servidor Hélio Ferreira Diogo criticaram a postura do STF frente ao impasse vivido pela categoria. “Nosso projeto foi aprovado no Congresso e ainda somos obrigados a passar por isso”, criticou veementemente Alexandre Brandi, dizendo que o STF não vem representando os servidores. Para Brandi, a solução seria a realização de eleições diretas, “eleitos por nós”, para os cargos de direção das instituições que deveriam representar a categoria.

Hélio Diogo lamenta a condição humilhante pela qual passa a categoria em busca da reposição salarial e destaca a necessidade de lutar pela aplicação da data-base. “Que esta seja a última luta por melhores condições salariais – devemos brigar pela aprovação da data-base”, disse Diogo, lamentando também o descaso do STF para com os servidores, bem como a proposta apresentada por aquela Corte no último dia 12. Também criticando tal proposta, o coordenador sindical Evandro da Silva pediu pela intensificação dos contatos com os líderes partidários nesta reta final.

IMG_2751
Alexandre Brandi
IMG_2718
O coordenador sindical Evandro da Silva
IMG_2754
Hélio Diogo

Sugestões da coordenação sindical são bem vistas

Vale destacar alguns pontos da AGE que foram muito bem aceitos, por unanimidade, entre os servidores, sugeridas pelo SITRAEMG. O coordenador Célio Izidoro pediu pelas moções de repúdio à Polícia Militar do Distrito Federal e a de Belo Horizonte, e aos seus mandatários, frente às ações durante as manifestações do dia 12, e a moção de apoio ao Serjusmig, que, em plena campanha salarial, está judicialmente proibido de veicular em seu site, material (vídeos, fotos, cartazes, imagens) ou qualquer outro meio com a figura de tubarão ou caricaturas de qualquer magistrado vinculado ao TJMG.

IMG_2721

Já o coordenador Henrique Olegário sugeriu, a partir de um pedido pessoal, a concessão de meia diária para alimentação aos servidores não filiados que venham a participar da atividade em Brasília no dia 18. Para ele é uma forma de reconhecimento ao engajamento na luta também dos não filiados. “É um gesto de acolhida e pedido para que esses beneficiários revejam suas posições e se filiem ao Sindicato”, acredita o coordenador.

    IMG_2743

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags