Aposentados debatem temas de interesse em encontro estadual

Compartilhe

Cerca de 120 pessoas participam do Encontro Estadual dos Aposentados, que ocorre até amanhã, no Hotel Estalagem da Minas Gerais, próximo à cidade de Ouro Preto. Há pouco tempo, foi encerrado o debate sobre os direitos dos aposentados – situação atual e perspectivas com o Plano de Carreira. Já passaram pelo eventoo presidente do Mosap (Movimento dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público), Edson Haubert, e o especialista em Previdência Social, José Araújo Prata.

De acordo com Prata, o país está em uma fase de desenvolvimento. O número de trabalhadores tem crescido frente ao número de aposentadorias. No período de 2002 a 2006, foram aproximadamente oito milhões de novos trabalhadores e cerca de quatro milhões de aposentados. “Crescer de forma sustentável é fundamental para o crescimento econômico do país”, avalia.

O especialista acrescenta que para alcançar os objetivos da categoria – tais como paridade, integralidade, eliminação do desconto da previdência, prejuízos sofridos na aposentadoria por invalidez, defesa da regulamentação dos benefícios já adquiridos – é necessário estreitar os laços com os que estão na ativa para juntos, alcançar esses e outros objetivos.

Força para lutar

“São em encontros como esses que adquirimos mais oxigênio para continuarmos lutando”. Esta foi uma das primeiras frases ditas pelo presidente do Mosap, Edson Haubert, durante a palestra. Mostrando-se feliz por fazer parte do evento, Haubert disse que o Mosap continua e continuará, se depender dele, defendendo as principais lutas dos aposentados. “O Mosap é sinal de solidariedade, que busca uma aposentadoria mais digna, e por isso, a importância de fortalecer as entidades para chegar ao objetivo”, completa.

Haubert está otimista e acredita em bons frutos. Segundo ele, o movimento que representa os aposentados tem uma força muito grande, “queremos a vitória da denúncia feita à OEA (Organização dos Estados Americanos) e receber nosso dinheiro de volta”, conclui, ao tratar do tema sobre o desconto da Previdência.

O evento continua nesta tarde com diversas oficinas e a palestra “Qual Idade de Vida? – Viver e buscar a realização pessoal em todas as fases da vida”, com o consultor Geraldo Eustáquio de Souza. Amanhã, os aposentados participarão de outras oficinas e a palestra com o consultor Erasmo Vieira, com o tema ” O aposentado e as finanças pessoais”. Para encerrar o evento, os participantes farão o passeio de Maria Fumaça, saindo de Mariana com destino a Ouro Preto.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags