CUT lança campanha de doação de órgãos

Compartilhe

Solidariedade, fraternidade e combate ao capitalismo. Essas são as palavras que movem a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) em um novo desafio: o lançamento da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece nesta segunda (27), às 15h, à Rua Curitiba, 786, 2o andar, Centro, Belo Horizonte/MG. Quem apresentará a campanha é o presidente da entidade, Lúcio Guterres, que convive com a batalha diária em busca de um doador de medula para vencer o câncer. “Posso dizer que além de uma dimensão inicialmente corporativista, depois classista, a CUT e todos nós, sindicalistas, estamos agora dando um novo passo em direão as causas humanitárias, em benefício de toda a sociedade”, diz.

Para Guterres, o baixo índice de doação no Brasil atende aos interesses capitalistas. O sindicalista, que necessita com urgência de transplante de medula óssea, ainda não conseguiu encontrar um doador compatível no País. “Mas, se eu conseguir R$ 1 milhão, é só ir aos Estados Unidos que conseguirei a doação. É a partir daí que começamos a entender a mão do capitalismo”, desabafa.

Difícil compatibilidade

De acordo com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), a compatibilidade de sangue para a doação de medula óssea é de 25% para pessoas parentes e de um para 100 mil entre pessoas não aparentadas. Mesmo com as dificuldades, alguns resultados alcançados pelo programa de cadastro de candidatos à doação de medula, realizado pela Fundação Hemominas, desde 2000, provaram que é possível ajudar às pessoas que precisam do transplante. A instituição já enviou 105 mil cadastros para o Redome, nesses últimos sete anos do programa.

Em virtude dessa dificuldade, a CUT sustenta que a campanha se baseia nos princípios da solidariedade, da fraternidade e do combate ao capitalismo. “A solidariedade por ser o valor que faz com que desejemos trazer o outro para junto de nós; a fraternidade por ser o elo entre homens, a conexão que nos torna parte da vida uns dos outros. E o combate ao capitalismo, pois, este não se concentra apenas nas relaões de trabalho, muitas vezes excluindo os economicamente menos privilegiados da possibilidade de cura”, justifica a direção da Central.

Para essa campanha, a CUT está convocando doadores, dirigentes, militantes, outras centrais sindicais e pessoas da sociedade civil organizada para comparecerem aos hemocentros regionais de todo o país. Nesta terça-feira (28), às 10h, um grupo de sindicalistas cutistas estará no Hemominas, para fazer o cadastro, efetivando na prática o início da campanha.

Cadastro

Segundo informações da Fundação Hemominas, qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresente doenças, como as infecciosas ou as hematológicas, pode se cadastrar como doador voluntário de medula óssea. O candidato à doação recebe todos os esclarecimentos sobre o processo  e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue, que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviado ao Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação. No momento do cadastro, é indispensável a apresentação da carteira de identidade ou da carteira de trabalho nas unidades da Fundação Hemominas no estado.

Todas as unidades da Hemominas, exceto as Agências Transfusionais, fazem a coleta de sangue para cadastro de candidatos à doação de medula óssea. São elas: os Núcleos Regionais de Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, São João Del Rei e Sete Lagoas; os Hemocentros Regionais de Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia, além do Hemocentro de Belo Horizonte; e os postos de coleta de Betim, Além Paraíba e o Hospital Júlia Kubitschek.

Mais informaões pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

Fonte: CUT/MG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags