O coordenador do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco e o filiado José Francisco Rodrigues participaram do ato “pela redução dos juros e pela auditoria da dívida pública”, realizado ontem (quarta-feira, 29), em frente ao prédio do Banco Central em Belo Horizonte (fotos abaixo). O ato, promovido simultaneamente em várias outras capitais, marcando a passagem dos 15 anos de existência do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, foi organizado pelo Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida, no qual o SITRAEMG é representado pelos filiados José Francisco Rodrigues e Luiz Fernando Rodrigues Gomes.
A manifestação contou com a presença de representantes de diversas entidades sindicais, associativas e dos movimentos sociais, que protestaram contra a política a política ortodoxa de controle da inflação ancorada em decisão do Copom (Conselho de Política Monetária), um colegiado vinculado ao Banco Central, mas sabidamente manipulado pelo sistema financeiro. O Copom define a variação da taxa Selic. Quanto maior for a taxa Selic, tanto maiores serão os lucros dos banqueiros que adquirem títulos da dívida brasileira.
Os manifestantes também pediram a realização urgente de uma auditoria da dívida.
Apesar dos protestos, no final a taxa Selic foi aumentada em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25%, atingindo seu maior patamar desde 2008.
Manifestações em outros estados