Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Fenajufe no Encontro “Agenda positiva para a JF”

Compartilhe

No início da tarde de ontem (terça-feira, 23), o coordenador da Fenajufe Roniel Andrade assistiu à solenidade de abertura do Encontro “Agenda Positiva para a Justiça Federal”, que acontece ontem e hoje (quarta-feira, 24), na sala de conferências do Superior Tribunal de Justiça. Além de Roniel, também estiveram na abertura do evento o coordenador licenciado da Fenajufe Cláudio Azevedo, pelo Núcleo dos Agentes de Segurança do Sintrajufe/RS; e o presidente da Agepoljus (Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Judiciário Federal), Edimilton Gomes.

De acordo com matéria publicada no portal do Conselho de Justiça Federal, um dos temas já levantados pelo encontro, que foi aberto pelo presidente do CJF e do STJ, ministro César Asfor Rocha, foi a segurança de juízes, especialmente os que atuam na esfera criminal. Além do presidente do CJF e do STJ, participam da reunião em Brasília o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido; os cinco presidentes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs); os cinco corregedores regionais; os cinco diretores das Escolas de Magistratura; cinco diretores da Ajufe; os cinco coordenadores dos Juizados Especiais Federais, os 27 diretores das seções judiciárias da Justiça Federal e mais dois representantes dos foros, totalizando aproximadamente 108 pessoas.

O Portal do CJF informa que até o final desta quarta-feira, o encontro pretende ainda definir os projetos prioritários que alteram a estrutura da Justiça Federal, tais como o Projeto de Lei n. 5.829/2005, que cria 230 novas varas federais; o anteprojeto de ampliação e descentralização dos TRFs; bem como a reestruturação das turmas recursais e corregedorias.

Roniel Andrade afirma que acompanhará a abertura dos trabalhos desta quarta-feira e que pretende conversar com os presidentes dos tribunais regionais, coordenadores dos Juizados Especiais Federais e diretores de seções judiciárias da JF. De acordo com Roniel, o objetivo das conversas é ressaltar a necessidade da uniformização dos procedimentos de segurança no âmbito de toda a Justiça Federal. Segundo o coordenador da Fenajufe, há um debate para que a reestruturação seja feita nos moldes da que foi implementada no TRF da 3ª Região, em São Paulo.

Sessão do CJF

Na parte da manhã de ontem, Roniel Andrade e Cláudio Azevedo acompanharam a sessão ordinária do Conselho da Justiça Federal, que aconteceu na sede do próprio CJF, em Brasília. A sessão foi presidida pelo novo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha. Também participaram da sessão o novo vice-presidente, ministro Ari Pargendler; e o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido.

Após a sessão do CJF, o coordenador da Fenajufe foi até a secretaria-geral e na oportunidade conversou com a assessora especial, Denise Guimarães Tangari. O objetivo era conhecer a proposta do novo coordenador-geral, ministro Hamilton Carvalhido, com relação ao setor de segurança da Justiça Federal. Carvalhido é também o novo secretário da Comissão Nacional de Segurança, instituída pela Portaria 17, publicada no Diário Oficial da União de 4 de abril de 2008.

Denise informou que o ministro pretendia já ter realizado uma reunião da Comissão, que não aconteceu por falta de agenda. De acordo com ela, uma reunião deverá ser marcada para o mais breve possível.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags