Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

12º Congrejufe: reuniões de GTs e debate entre sindicalistas marcam 3º dia do evento

Participantes também aprovaram o regimento eleitoral. Prestação de Contas da Fenajufe foi adiada para terça-feira, 29 de abril
Compartilhe

O terceiro dia do 12º Congrejufe, nesta segunda-feira, 28 de abril, foi iniciado com reuniões dos grupos de trabalho, prosseguiu com a leitura e aprovação do regimento eleitoral e encerrou-se com o painel “Fortalecendo as margens do rio: organização sindical”, com saudações e palestras de representantes de entidades sindicais, entremeadas com apresentação de parte das propostas de resoluções de conjuntura nacional e internacional.

Em razão do acúmulo de atividades, a prestação de contas da Federação relativas ao período de maio/2024 a março/2025, que estava prevista para o fim do dia, foi adiada para terça-feira, 29 de abril.

Álbum de fotos do dia:

12º Congrejufe 12º Congrejufe

O Congresso Nacional da Fenajufe está sendo realizado no hotel Recanto da Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), no período de 26 de abril a 1º de maio. O Sitraemg está presente com uma comitiva de mais de 100 filiados, incluindo coordenadores, na condição de delegados e observadores (veja aqui).

União das categorias e ampliação da atuação

Participaram como palestrantes Paulo Barela, da Secretaria-executiva nacional da CSP Conlutas; Rodrigo Rodrigues Ferreira, diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Nacional (CTB); e Marilane Teixeira, professora e pesquisadora da Cesit do Instituto de Economia da Unicamp.

Barela defendeu que a atuação das entidades sindicais vá além das categorias que representam, abrangendo também as causas de outras categorias, dos movimentos sociais e ambientais, e dos colegas que são vítimas da precarização das relações de trabalho, como os terceirizados, “uberizados” e informais.

Rodrigo Rodrigues avaliou que a classe trabalhadora está bastante segmentada e sugeriu que haja, antes de tudo, união dentro e entre as categorias. E a professora e pesquisadora da Unicamp afirmou que, para que a classe trabalhadora consiga recuperar a prática dos vínculos formais de trabalho, é preciso que as entidades sindicais procurem melhorar a relação com as pessoas nos locais de trabalho. Para ela, a receita é o diálogo para criação da consciência de classe.

Como de praxe, os palestrantes reforçaram a necessidade da unidade nas lutas das categorias.

Integração das entidades sul-americanas

Entre os sindicalistas que deixaram suas saudações para os participantes do evento estavam Salazar Cláudio Alejandro, secretário de Relações Internacionais da Federacion Judicial Argentina (FJA); Ernesto Elizald Trinidad, da Associacion de Funcionários Judiciales Del Uruguai (AFJU), e João Ayres, representante brasileiro da Internacional de Serviços Públicos (ISP). Salazar propôs a integração dos sindicatos e centrais sindicais da América do Sul, e Ernesto anunciou que a AFJU irá promover um encontro das entidades do continente, provavelmente em outubro deste ano, em Montevideu, capital uruguaia.

Além desses três, também deixaram saudações Milton Leite, da CUT Nacional; João Paulo, da CTB; e Fabiano dos Santos, da CSP Conlutas.

Campanha de Solidariedade

Foram concedidos dois minutos de fala para o ativista social de Corumbá (MT) Luigi Amarilho do Carmo, e ele pediu o apoio dos servidores e entidades presentes à Campanha Nacional de Solidariedade a três mulheres camponesas paraguaias que estão sendo perseguidas pelo governo do presidente Santiago Peña. Segundo Amarilho, as três camponesas estão presas, sob maus tratos e impedidas de receber visitas.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags