Caravanas do Sitraemg que estão em Brasília esta semana atuaram em duas frentes de mobilização nesta terça-feira, 25 de março, no Congresso Nacional.
Na data em que é celebrado o Dia Nacional do Oficial de Justiça, um grupo de filiados do segmento, liderados pelas coordenadoras do sindicato Alessandra Barbosa e Elimara Cardoso, participou da sessão do plenário para a qual estava pautado inicialmente o PL 4015/2023, que visa reconhecer como atividade de risco permanente as funções do Poder Judiciário e do Ministério Público.
Integram a caravana de oficiais de justiça os seguintes filiados: Tadeu Bittencourt Magalhães de Paulo, Thiago Silva Neves
Abner Rafael de Souza, Juliana Santana Rick, Flotilde Lage, Wesley Alexsander da Silva, Jordana Marcia Neves Pereira, Silvério de Oliveira Resende Júnior, Nilson Jorge de Moraes, Maria Do Carmo Berno Serpa Moraes, João Carlos Rio Cobra, Alessandra Matias Barbosa e Joana Darc Carvalho Guimaraes.

Os oficiais mineiros se juntaram a colegas de outros estados e do Distrito Federal e pressionaram os deputados em defesa da aprovação do projeto. “Aprova já!”, gritaram em alto e bom som.

Vários deputados discursaram exigindo, de forma veemente, a votação urgente do projeto. Entre eles, Erika Kokay (PT/DF) e Chico Alencar (PSOL/RJ).
Confira os vídeos abaixo:
A matéria, que já passou pelo Senado, não chegou a ser colocada em votação, que deve ficar para a próxima semana.
Muitos oficiais de justiça, incluindo alguns de Minas, permanecem na capital federal para acompanhar a solenidade de homenagem ao Dia Nacional do Oficial de Justiça, que acontecerá, também no plenário da Casa, a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feira (26).
Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Servidores do Judiciário
A outra frente de mobilização dos mineiros no Congresso Nacional, também nesta terça-feira, 25 de março, foi em defesa da Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores do Poder Judiciário Brasileiro e seus Conciliadores e Mediadores.

Outra caravana do sindicato, liderada pelo coordenador do sindicato Enilson Fonseca, encarregou-se de angariar, junto a deputados e senadores, assinaturas pela criação da Frente. Para que isto se torne possível, são necessárias 198 assinaturas ao requerimento apresentado pela deputada Rosângela Reis (PL/MG), a pedido do Sitraemg, Fenajufe, Assejus, Assejufe, Fename e outras entidades. A meta é chegar e até ultrapassar esse número até quinta-feira (27).
São os seguintes os filiados componentes: São os seguintes os filiados componentes: Aquiles Castro Araujo, Carla Oliveira Cassaro de Souza Farage, Carlos Ernesto Mendes dos Santos, Carlos Leonardo Cangussu Cardoso, Diego de Almeida Matos, Fabrício Eustáquio Marra Borges, Flávio Lúcio Lisboa Tavares, Hilton César Campos Aragão, Jordana Marcia Neves Pereira, Maria Anselmina Vaz de Melo Lima, Maria das Dores Lopes de Carvalho, Maria Lopes da Silva, Mauro Messias Alvim Filho, Rodrigo Pereira Pacheco. Ronaldo Morato Monteiro de Castr, Sandra Castro Christiano, Sonia Regina Torres dos Santos, Tâmisa Gonçalves, Wallace Marques Coelho, Wander Quadra.
Liderados pelo coordenador do sindicato Enilson Fonseca, foram visitados dezenas de parlamentares. Muitos, como os deputados Maurício do Vôlei (PL/MG) e Delegado Da Cunha (PP/SP), assinaram na hora, e outros ficaram de refletir melhor sobre o assunto.
Veja o vídeo:
Também participaram dessas mobilizações os coordenadores Joana D’Arc Guimarães e Nelson da Costa Santos Neto, além da advogada Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica, na sessão do plenário.
A caravana responsável pela coleta de assinaturas pela criação da Frente continua realizando essa articulação no Congresso até quinta-feira, 27 de março.
Assessoria de Comunicação
Sitraeamg