Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg teve a maior comitiva no Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe

Encontro, realizado no último final de semana, reuniu formação, debate, poesia e teve deliberações importantes para a luta pela igualdade de gênero
Compartilhe

O Sitraemg participou com 13 representantes – entre servidoras de base e as coordenadoras Eliana Leocádia, Joana D’arc Guimarães e Alessandra Matias Barbosa – do Encontro Nacional de Mulheres da Fenajufe, realizado em Brasília no último final de semana.

As servidoras da ativa e aposentadas dos três tribunais que participaram do Encontro são:

  • Ana Carolina Brito Pinheiro
  • Eloísa Cruz Moreira de Carvalho
  • Gilza Duarte Garcia
  • Luzia dos Santos
  • Maria Conceição da Cruz
  • Maria das Dores Lopes de Carvalho
  • Maria Eunice Camilo Diniz
  • Sandra Castro Christiano
  • Suely Nunes de Sá
  • Tamisa Gonçalves

Com esta representação, o sindicato teve a maior comitiva entre as 13 entidades da base da Federação presentes na atividade.

Muito trabalho

O Encontro começou no sábado, dia 9 de novembro, com a leitura de poesia da ativista mineira Conceição Evaristo.

O primeiro debate, sobre o tema “Como elaborar uma análise de conjuntura a partir da realidade concreta”, teve como expositoras, Zilmar Alverita, mestra em estudos Ide Gênero, Tatiana Oliveira, da Marcha Mundial das Mulheres, e Marilane Teixeira, professora da Unicamp.

À tarde foi realizado painel sobre a história das mulheres no movimento Sindical na Fenajufe, com a presença das ex-coordenadoras da Federação.

Entre as convidadas, estava Lúcia Bernardes, ex-presidente do Sitraemg e ex-coordenadora da Fenajufe que encantou as novas gerações com relatos realistas e bem-humorados dos desafios de ser dirigente sindical.

As convidadas reafirmaram a importância da Fenajufe, como entidade de classe, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Ampliar a luta e a cidadania

No domingo, dia 10, as participantes formaram grupos de trabalho para debater boas práticas realizadas ou que podem ser construídas pelos sindicatos de base para a promoção do bem-estar das servidoras e da sociedade.

A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) – conhecida pelo apoio e articulação a favor dos projetos de lei e PECs que beneficiam a categoria – participou do Encontro e reafirmou a importância da luta contra todas as violências que atingem a mulher, incluindo as relações de trabalho.

A parlamentar abordou a questão do nível superior (NS) para os técnicos judiciários e considerou a ADI da Procuradoria da Geral da República, que aponta vício de iniciativa após dois anos do NS ter se tornado lei, descabida, e disse que vai atuar para derrubá-la.

Paridade de gênero reafirmada

 A advogada Larissa Awwad, da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (AJN- Cezar Brito Advocacia), subsidiou o debate sobre a implementação do Artigo 4º do Regimento Eleitoral da Fenajufe, aprovado no último congresso (11º Congrejufe), realizado em 2022.

O artigo prevê que cada chapa candidata à diretoria executiva da Federação garanta o mínimo de 30% de quota para negros (as) e 50% para mulheres.

O Encontro reafirmou a importância do cumprimento do artigo para a eleição da nova gestão.

Carta das mulheres

O Encontro aprovou uma carta contra todas as formas de violência. O documento adotou o mote “Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo; mudar o mundo para mudar a vida das mulheres”, destacando o aumento das agressões virtuais contra mulheres.

Leia a carta

Servidoras consideraram experiência gratificante

Algumas servidoras da comitiva do Sitraemg, como Luzia Santos, do TRE-MG, participaram pela primeira vez de uma atividade sindical fora de Belo Horizonte.

Para Luzia, valeu a pena a viagem de 1.500 quilômetros. “O Encontro foi uma experiência maravilhosa e gratificante. A partir das histórias que ouvi, aqui, das mulheres que estão à frente das lutas da nossa categoria, passei a respeitá-las pela força que têm”.

Para a oficiala de justiça do TRF6 Gilza Duarte Garcia, o Encontro proporcionou momentos impares ao permitir o compartilhamento dos desafios e das dificuldades do dia a dia. “Encontrar outras mulheres que passam por situações semelhantes é uma fonte de encorajamento, conforto e inspiração”, afirmou.

A coordenadora do Sitraemg Alessandra Matias Barbosa destacou a importância da iniciativa da Fenajufe para debater pautas femininas relevantes. Ela destacou, também, o apoio do Sitraemg para viabilizar a presença das servidoras no Encontro.

Joana D’arc Guimarães reafirmou a importância da participação das mulheres trabalhadoras nos espaços de poder, seja nos sindicatos, na Fenajufe ou no país. “Para isso precisamos nos formar e organizar. Assim a nossa voz será ouvida,” avalia.

Veja fotos do Encontro

(Com informações da Fenajufe)

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags