Na quinta-feira, 25 de julho, a Fenajufe enviou ao Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU um estudo apontando o índice de 28,56% de perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal nos últimos anos.
A remessa do documento visa assegurar que o Fórum acolha o percentual para a recomposição salarial da categoria.
A Federação também reivindicou que, tomadas todas as medidas nesse sentido, a Coordenação do Fórum oficie o Supremo Tribunal Federal (STF) sugerindo a inclusão da verba necessária à implementação da recomposição no Anexo V do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.
O estudo prevê a implementação do índice ao longo dos próximos dois anos, sendo 14,28% em outubro de 2025 e 14,28% em outubro de 2026. As duas parcelas devem ser cumulativas e sucessivas sobre o vencimento básico, totalizando um aumento de 30,65%.
Na tabela da recomposição, a Fenajufe propõe a equiparação do teto remuneratório do cargo de Auxiliar ao piso do cargo de técnico, e do cargo de Técnico ao piso do cargo de Analista (a partir do VB com o reajuste). Foram preservadas a quantidade de padrões/classes e a proporção entre as classes (steps).
No estudo, ainda foi acrescentado o complemento referente ao período de 2027 a 2030, visando integralizar e/ou ir implementando gradualmente as premissas aprovadas em Belém e ratificadas na Plenária de Natal.
A Federação também encaminhou o estudo aos sindicatos afiliados, reforçando a convocação para as mobilizações dos dias 7 e 8 de agosto.
Veja cópias:
– Do ofício da Fenajufe ao Fórum
– Do ofício da Fenajufe aos sindicatos
Com informações da Fenajufe
Assessoria de Comunicação
Sitraemg