Presidente da Assojaf-MG, Cláudio Victral expõe seus trabalhos como artista plástico em São João del-Rei este mês

Compartilhe

O artista plástico mineiro e oficial de Justiça do TRT Cláudio César Victral Amaro irá expor seus desenhos e pinturas no Centro Cultural da Universidade de São João del-Rei UFSJ entre os dias 23 de janeiro e 1º de março, com abertura dia 22. A exposição homônima Cláudio Victral é uma retrospectiva do artista com criações dos últimos 10 anos, que surgem através de figuras que povoam o seu imaginário criando toda uma mitologia própria. Além de artista plástico, Victral é também o atual presidente da Assojaf-MG.

Exposição é uma retrospectiva de dez anos  do servidor como artista plástico
Exposição é uma retrospectiva de dez anos do servidor como artista plástico

A exposição é composta por 20 desenhos e pinturas. As obras escolhidas misturam séries, materiais e técnicas, tais como tinta nanquim, lápis de cor, lápis aquarelado, lápis pastel oleoso, tinta guache, bico de pena e colagem sobre papel. A temática perpassa o imaginário figurativo e mitológico do artista e surge no papel com o formato de peixes, flores, paisagens, mulheres, figuras mitológicas e animais humanizados e circenses.

Conforme explicam os organizadores da exposição, “as ilustrações de bico de pena e nanquim sobre papel trazem representações que misturam animais reais com animais humanizados e às vezes circenses compondo com um certo humor caricato. Os desenhos feitos com tinta nanquim sobre papel trazem um traçado mais firme e grosso que mantém a temática de animais e também explora as representações de flores e paisagens estilizada. A série de pinturas feitas com tinta acrílica e tinta aquarelada sobre papel trazem figuras de peixes que são recorrentes na obra do artista ao longo de toda a sua vida. Que tal como uma de suas interpretações simbólicas podem ser percebidos como a eterna renovação da criação e da obra ao longo do tempo. Os trabalhos feitos com técnicas tais como tinta nanquim, aerógrafo, lápis aquarela e colagem traz figuras humanas ou talvez humanizadas em uma indefinição que permeia o real e o imaginário. Os desenhos feitos com lápis pastel oleoso traz figuras de plantas, jardins, janelas e flores com uma leveza e doçura poética harmoniosa”.

Quem é Claudio Victral

Nascido em 1958 na cidade de Belo Horizonte, Cláudio gostava de brincar com toquinhos de madeira que sobravam de uma serraria próxima à sua casa durante a sua infância, construindo brinquedos e objetos. Foi premiado ainda criança pela construção de um barco de madeira. Cursou Artes Plásticas na Escola Guignard da UEMG, se dedicando preferencialmente a trabalhos de xilografia e litografia. Posteriormente se graduou no curso de Direito na UFMG. Desde a década de 1990 concilia a profissão de Oficial de Justiça da Justiça do Trabalho com o trabalho artístico em seu atelier e a realização de exposições. Atualmente se dedica principalmente a pintura a óleo sobre tela; a desenhos com nanquim, lápis pastel, lápis de cor e lápis aquarela sobre papel; além de criar objetos com latas e madeiras.

Serviço: onde e quando visitar

A exposição tem a sua abertura no dia 22 de janeiro de 2015, às 20h e o período de visitação vai de 23 de janeiro a 1º de março, das 8h às 20h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. O Centro Cultural da UFSJ está localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, São João del-Rei, Minas Gerais.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags