A coordenadora executiva do SITRAEMG Etur Zehuri representou a entidade no II Simpósio Qualidade de Vida no Trabalho – atividade de formação para servidores e magistrados, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, em BH. O Simpósio foi realizado pelos programas “Servidor Em Pauta” e “Agente de Saúde e Escola Judicial” do TRT-MG.
A coordenadora sindical participou das conferências e debates programados (confira a programação do evento aqui), com exceção das “Oficinas”, que foram realizadas na parte da tarde do dia 24, e que eram de participação exclusiva dos representantes dos servidores presentes. Segundo Etur, o número de participantes foi tão grande que quase lotou o auditório.
Etur observou que, desde a fala da presidente do TRT, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, que fez a abertura do Simpósio, bem como a dos palestrantes, todos frisaram a importância e a disposição da Administração de abrir espaço institucional para a participação do servidor, onde poderão manifestar o seu pensar, o seu trabalho criativo e a sua participação e contribuição nas decisões.
No evento, a sindicalista fez uma intervenção importante, que repercutiu positivamente dentre os servidores, acerca da declaração feita pela secretária de Gestão de Pessoas – Maria Cristina Discacciatti, em seu feedback das ações da área, realizada no dia 23 (confira o relato da coordenadora mais abaixo). Na ocasião, Discacciatti disse que não haveria processo de remoção anterior às nomeações de concursados de outros órgãos (TRE e TRF) para o TRT, ainda neste mês de Outubro. Naquele mesmo dia, após a palestra, Zehuri conversou sobre o assunto com o diretor geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, lembrando-lhe do compromisso firmado com o SITRAEMG, no início do mês de agosto. Marques disse-lhe que iria se informar melhor a respeito da declaração da Secretária de Gestão de Pessoas.
Na tarde do dia 23/10, a Sra. secretária de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Discacciatti, informou, durante o seu momento de feedback aos presentes, que haverá nomeações de concursados de outros Órgãos (TRF e TRE) para cargos no TRT, ainda neste mês de outubro; e, que, não serão precedidas de processo de remoção, com priorização das oportunidades aos servidores da Casa.
Esta decisão unilateral da Administração revela, infelizmente, ausência de atenção, cuidado e prática da participação tão apregoada neste Simpósio, bem como “quebra” de compromisso assumido, no início do mês de agosto, quando da primeira reunião com a atual Direção do SITRAEMG. Nesta, firmou-se o entendimento mútuo de que os processos de remoção deveriam sempre preceder as nomeações, com clara caracterização de uma Política de Valorização das Pessoas.
Considerando que a “abertura à participação” implica na disposição de promover efetiva inclusão, aproveitamento do potencial e da contribuição das pessoas e de assumir a sua influência nas decisões, e, portanto, na mudança concreta da realidade organizacional; e, considerando a “quebra” do compromisso assumido pela Administração com o SITRAEMG, órgão legítimo de representação dos servidores, pode-se, efetivamente, levar a sério a “abertura à participação” declarada pela Administração? Ou, se terá uma “Pseudoparticipação”, onde os servidores poderão ter “voz”, sem que haja compromisso real da Administração em considerar as suas demandas e contribuições?
Essa situação não colocará em risco, inclusive, a própria existência do Programa “Servidor em Pauta”?
Apelamos para a construção de uma relação de confiança com o SITRAEMG, órgão representativo da categoria, onde os compromissos assumidos possam ser realmente cumpridos ou pelo menos renegociados.
Etur Zehuri
Coordenadora Executiva do SITRAEMG.