Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Brasília: na posse do presidente do STF, servidores aproveitam presença de chefes dos três Poderes para cobrar autonomia do Judiciário e reposição salarial já

Compartilhe

Caravana organizada pelo SITRAEMG levou a voz de Minas reforçando a luta em defesa da dignidade dos servidores do Judiciário Federal

Foto0020
A caravana de Minas em Brasília…
Foto0025
… e o ato que reuniu servidores de todos os estados em frente ao STF – Fotos cedidas pelo coordenador Daniel de Oliveira

Nessa quarta-feira (10/09), por volta das 15 horas, servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União iniciaram um ato na Praça dos Três Poderes, durante a posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do STF. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas a presidenta Dilma Rousseff.

O coordenador Daniel de Oliveira (TRT) e os filiados Rosarlete de Assis Roedel (TRE), Nilce Apolinária dos Santos (TRT), Marlene Francisca da Silva (TRT), Diva Guimarães Lage (JF), Lindon Johnson Antônio de Oliveira (TRT), Artalide Lopes Cunha   (TRT) e Vicente de Paulo Passos (TRT) compuseram a caravana mineira organizada pelo SITRAEMG que esteve presente na manifestação.

A solenidade de posse de Lewandowski pôde ser acompanhada do lado de fora, por meio de um telão instalado na entrada do STF. Ao verem a presidenta Dilma tomar assento à mesa, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o novo corte do orçamento do Judiciário, realizado pelo Poder Executivo, que é uma verdadeira violação da autonomia financeira e administrativa do Judiciário e do MPU, assegurada constitucionalmente. Os servidores denunciaram o congelamento salarial imposto por Dilma e reivindicaram do ministro negociação efetiva com o governo para viabilizar a aprovação do reajuste salarial no Congresso.

O ato foi pacífico e seguiu até o término da solenidade no STF, às 17 horas. No início, o comando definiu que a atividade teria o propósito registrar a indignação da categoria face à violação da autonomia orçamentária do Judiciário e à intransigência do governo federal em negociar a demanda do servidores, sem prejuízo da solenidade de posse. Houve espaço para falas de representantes de todas as delegações presentes, de vários estados e do DF.

Após a leitura do discurso de posse de Lewandowski e o término da solenidade, os servidores realizaram um grande apitaço no encerramento do ato. Os servidores também realizaram, como parte do protesto, um enterro simbólico da autonomia orçamentária do Judiciário, responsabilizando a presidenta Dilma, e marcharam ao redor da praça dos Três Poderes.

Além do SITRAEMG e da Fenajufe, participaram do ato, que reuniu servidores do Judiciário e do MPU, representantes do Sindjufe/BA, Sindjus/DF, Sinjufego/GO, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sintrajufe/PI, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS, Sindiquinze/SP e Sintrajud/SP.

Discurso de posse

Em seu discurso de posse (veja mais informações aqui), Lewandowski, ao lado de Dilma Rousseff e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), comprometeu-se com a recuperação as perdas salariais de magistrados e servidores.

No dia anterior à posse, Lewandowski recebeu dirigentes da Fenajufe e afirmou que lutaria por reajustes de servidores e magistrados. Confira aqui a matéria sobre essa audiência.

Com informações da Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags