Reunião de aposentados e pensionistas bem recheada: palestra, lançamento de CD e lanche de confraternização com aniversariantes

Compartilhe

Destaque foi a participação de vários filiados do interior, prestigiando e engrandecendo ainda mais a iniciativa

Foi realizada nessa sexta-feira, 29 de agosto, na sede do Sindicato, a tradicional reunião mensal dos aposentados e pensionistas filiados ao SITRAEMG – neste retorno às atividades desse segmento, sob os cuidados da nova diretoria da entidade, através do seu Núcleo de Aposentados e Pensionistas. Na pauta do encontro os informes, apresentação da palestra “A família em transformação: narrando e reconstruindo nossas histórias”, lançamento do CD “Melodias in concert”, da filiada aposentada pelo TRT Clélia Moreno e a homenagem aos aniversariantes de junho, julho e agosto.

A reunião foi conduzida pelos coordenadores Etur Zehuri e João Baptista Sellera Bárbaro. Também presentes, os coordenadores Daniel de Oliveira, Igor Yagelovic, Mário Alves, Geraldo Correia, Dirceu José dos Santos e Vilma Lourenço.

De pé, os coordenadores Etur Zehuri e João Sellera. Foto: Generosa Gonçalves
De pé, os coordenadores Etur Zehuri e João Sellera. Foto: Generosa Gonçalves

Sellera Bárbaro passou os informes aos colegas, reforçando a necessidade de aumentar a luta em defesa dos direitos da categoria. Destacou que, na quinta-feira (28/08), o Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional o texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015, sem previsão de recursos para a revisão salarial dos servidores do Judiciário. Por isso, informou Sellera, sobre a necessidade de a categoria (servidores da ativa e aposentados) participar das manifestações somando-se a outros estados já mobilizados, a fim de aumentar a pressão sobre o governo. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Anexo V (onde deveriam constar os orçamentos) ainda pode ser alterado até a data de aprovação do relatório preliminar do orçamento na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

Os coordenadores sindicais também se lembraram da PEC 555/06 (fim da cobrança previdenciária). Uma luta antiga da categoria e barrada pelo governo. “A PEC 555 não sai porque a presidente Dilma não quer, o PT é quem manda”, desabafa Mário Alves, um dos coordenadores que vem acompanhando a PEC 555 desde o início. Ele informou que praticamente todos os dias os deputados pedem que a coloquem em votação, mas o presidente da Câmara não o faz logicamente a pedido do Governo. Na oportunidade, o coordenador sindical pediu aos colegas presentes que acompanhem esta PEC além de outras de seus interesses, através do site da Câmara. “É bem simples e muito fácil de ser manuseado, pois a cada movimentação da PEC, um email é disparado para nós”, explica Mário, convidando seus colegas.

Palestra

A psicóloga e mestre em Psicologia Clínica (família e comunidade) Alda Cristina Duarte fez a apresentação da palestra “A família em transformação: narrando e reconstruindo nossas histórias” de forma interativa, onde contou com a participação dos presentes. A psicóloga mostrou como o conceito de família vem se transformando ao longo do tempo.

IMG_2640 (2)
A palestrante Alda Cristina Duarte. Foto: Generosa Gonçalves

Ao iniciar sua explanação, a psicóloga perguntou aos colegas o que entendiam pelo conceito de família: as respostas foram variadas, “esteio”, “amor”, “compartilhamento”, “união”, “sociedade”, “provação”, dentre outras. Em seguida, Alda informou que “família” tem dois níveis, o “real” e o “ideal”. “Vivemos o passado e o presente elaborando o futuro”, informa.

Fazendo uma viagem no tempo, a professora mostrou como o conceito de família vem se modificando ao longo dos anos. Na idade média, a família era centralizada em Deus, o poder estava nas mãos dos sacerdotes e cleros. Na modernidade (década de 50), família patriarcal-dominância (princípio das desigualdades), como, o homem superior à mulher, brancos superiores aos negros, pai provedor e a mãe era a rainha do lar – presente por meio do afeto.

Já nas décadas de 60 e 70, a família torna-se igualitária, explica a psicóloga. “Elas (as famílias) se tornam individualistas, período de intensa mudança social, alterando muito as relações familiares e, consequentemente, o aumento no índice de divórcios”, aponta, lembrando que nesse período não se permitia hierarquia.

Encerrando a apresentação, Alda citou a “Pós-modernidade”- família contemporânea. Nesse tempo, explica, cada família se organiza de forma diferente. “Não existe apenas o modelo de família “ideal”, ou seja, marido, esposa, filhos e casamento”. O importante, segundo a psicóloga, é que as pessoas se ajudem, independente daquele formato “ideal”.  “Não existe mais um ideal de perfeição entre as pessoas. E a relação entre pais e filhos não é pronta, ela é construída dia após dia”, destaca.

Pesquisa de satisfação

Junto com a carta-convite enviada aos aposentados e pensionistas no começo do mês de agosto, para o reinício das reuniões com o segmento, o SITRAEMG enviou àqueles, um formulário de Pesquisa de Satisfação, Interesses e Expectativas. O objetivo da pesquisa é nortear as atividades a serem programadas pela entidade para esse segmento ao longo do mandato da nova Diretoria do Sindicato, no período de 2014 a 2017. Sobre o assunto, a coordenadora Etur informou que o Sindicato já recebeu alguns formulários e falou da importância de todos responderem ao questionário a fim de melhorar e diversificar as atividades a serem realizadas, com o intuito de atender cada vez mais, as expectativas dos colegas durante os encontros.

Também durante a reunião, duas filiadas, Marlene Francisca da Silva e Marilis Vidigal, foram sorteadas para participarem do Encontro de Aposentados e Pensionistas a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro próximo, em Santos (SP), sob a coordenação do Sintrajud-SP.

Vários filiados do interior

O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG destaca como bastante positiva a presença de vários filiados do interior. Estiveram presentes os filiados Marília Aparecida Teixeira (Divinópolis), Iclemir Costa da Fonseca (Teófilo Otoni), Helenice Alves Moreira Ávila Pereira (Ponte Nova), Raimundo Alves e Raymundo Eurico (Juiz de Fora) e José Toscano Mousinho (Passos).

Que colegas de outras cidades sigam o exemplo e também prestigiem os Encontros mensais do segmento. Afinal, o convite é para todos. 

A cantora Clélia Moreno, aposentada pelo TRT, durante o lançamento do seu CD "Melodias in Concert". A renda das vendas dos CDs será destinda ao Santuário Mãe de Deus, no bairro Luxemburgo, BH. Foto: Generosa Gonçalves
A cantora Clélia Moreno, aposentada pelo TRT, durante o lançamento do seu CD “Melodias in Concert”. A renda das vendas dos CDs será destinda ao Santuário Mãe de Deus, no bairro Luxemburgo, BH. Foto: Generosa Gonçalves

 

Aqui, durante os "parabéns" aos aniversariantes de junho, julho e agosto. Foto: Generosa Gonçalves
Aqui, durante os “parabéns” aos aniversariantes de junho, julho e agosto. Foto: Generosa Gonçalves

                                                                 

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags