Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Alagoas é o 5º estado em greve e Minas decidirá sobre “indicativo de greve” no Apagão de segunda-feira, 16

Compartilhe

Conforme havia sido decidido em assembleia do último dia 5, os servidores do Judiciário Federal de Alagoas iniciaram a greve por tempo indeterminado nessa quarta-feira, 11, com a realização de ato público, em frente ao prédio das Varas Trabalhistas, pela revisão salarial. No ato público, os principais alvos foram o substitutivo ao PL 6613/09 (revisão salarial) e a PEC 59/13 (cria o estatuto único dos servidores do Poder Judiciário): pela aprovação do primeiro e arquivamento do segundo.

“Na manifestação, o coordenador Jurídico do Sindjus/AL, Marcus Robson, destacou que um dos objetivos da greve é que a PEC 59/2013 não seja aprovada, pois representa a retirada de direitos dos servidores do Judiciário Federal, ao excluir a categoria do Regime Jurídico dos servidores públicos (Lei nº 8.112/90).  A expectativa é que, na próxima sessão do Conselho Nacional de Justiça, seja apresentada uma nova nota técnica pela inconstitucionalidade da PEC 59/2013”, relata o Sinjus-AL, em matéria publicada no site da entidade.

Já estão em greve, portanto, os estados da Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Alagoas. Em Minas, todos os servidores estão convocados para o Apagão na próxima segunda-feira, 16, em todo o estado, com ato público em Belo Horizonte, a partir das 12 horas, em frente ao prédio da Justiça Federal (avenida Álvares Cabral, 1.741, Santo Agostinho), e AGE, no mesmo local, às 12 horas.

Conforme informações da Fenajufe, nessa quarta-feira, 11, o Comango de Greve reuniu-se com o deputado João Dado (SDD/SP), que garantiu que, no mais tardar, na próxima segunda-feira (16/06), ele vai enviar à Fenajufe a primeira redação do substitutivo, com compromisso de finalizar o texto apresentá-lo à CFT da Câmara no próximo dia 18. Quanto à PEC 59/13, o Comando trabalha intensamente para buscar a inclusão da nota técnica sobre a PEC 59/13 na pauta da próxima sessão, marcada para segunda-feira (16/06). O grupo já protocolou ofício com pedido à presidência do CNJ para que paute a matéria e está entregando cópia deste documento protocolado a todos os membros do Conselho. A orientação do Comando de Greve é que a mobilização se intensifique em todos os estados, sobretudo naqueles em que os servidores ainda não estejam em greve, para que a categoria obtenha êxito em suas reivindicações. A AGE convocada pelo SITRAEMG para o próximo dia 16, às 14 horas, no dia de Apagão de 24 horas, tem como pauta “deliberação sobre greve e indicativo de greve”.

Leia mais: “Motivos para participar e para não participar do Apagão de 16 de junho: você escolhe”

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags