AGE: Servidores listam demandas para seus tribunais e definem participação no Dia Nacional de Luta

Compartilhe

Servidores dos quatro tribunais do poder Judiciário Federal em Minas Gerais reuniram-se na manhã deste sábado, 14, na sede do SITRAEMG, atendendo ao chamado para Assembleia Geral Extraordinária. A pauta do encontro contava com três pontos: discussão e votação do calendário de lutas definido pela XVIII Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe, em agosto, em Brasília; o III Congresso Extraordinário do SITRAEMG; e levantamento de reivindicações de cada tribunal para encaminhamento para as devidas administrações.

Na mesa de abertura, a partir da esquerda, Alexandre Magnus, coordenador da Fenajufe e membro do Conselho Fiscal do SITRAEMG; Lúcia Maria Bernardes, coordenadora geral do Sindicato; e Carlos Humberto Rodrigues, coordenador executivo do SITRAEMG e também da Fenajufe (Foto: Janaina Rochido)

A mesa de abertura, formada pela coordenadora geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas e os coordenadores da Fenajufe Alexandre Magnus Melo Martins (também membro do Conselho Fiscal da entidade) e Carlos Humberto Rodrigues (também coordenador do Sindicato mineiro). Lúcia abriu os trabalhos dando as boas vindas a todos e passando informes das últimas ações da entidade, com o acréscimo de informes da federação, a cargo de Carlos Humberto. Posteriormente, o advogado da Assessoria Jurídica do SITRAEMG Rudi Cassel, da Cassel & Ruzzarin Advogados, juntou-se aos coordenadores para tirar dúvidas específicas.

Os presentes começaram os trabalhos dividindo-se em grupos de acordo com seu tribunal para discutir e organizar suas demandas específicas. Após cerca de 20 minutos de debates, os servidores voltaram ao auditório e um representante de cada grupo enumerou suas reivindicações. Em comum a todos, estavam a luta pela data base da categoria, o retorno da jornada de seis horas, apoio à luta pela aprovação da PEC 555/2006 (extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos aposentados), questionamentos sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), reposição das perdas inflacionárias, reenquadramento, melhorias no mobiliário e mais atenção à saúde do servidor.

Servidores do TRE reunidos no salão do Sindicato (Foto: Janaina Rochido)

Servidores do TRT, que se reuniram no próprio auditório (Foto: Janaina Rochido)

E servidores da Justiça Federal, reunidos na biblioteca do SITRAEMG (Foto: Janaina Rochido)

As pautas específicas serão sistematizadas para posterior divulgação detalhada, mas pode-se adiantar que elas incluem melhorias nas sedes e mobiliário para melhor ergonomia, pedido de mais servidores, convocação de aprovados em concurso, remoção e servidores requisitados para a capital.

A coordenadora geral do SITRAEMG disse que o próximo passo, após o fechamento das listas de reivindicações dos servidores, é marcar as reuniões com os respectivos presidentes de cada tribunal para apresentação e cobrança de providências.

Calendário da Fenajufe e Congresso do SITRAEMG

A discussão sobre o calendário aprovado na XVIII Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe, realizada em agosto, em Brasília, versou mais a respeito de como executar cada atividade proposta do que se elas seriam ou não acatadas pelos servidores mineiros. Dentre as datas estabelecidas pela Plenária, destacaram-se os dias 3 de outubro – Dia Nacional de Luta -, em que a assembleia decidiu-se por um ato público na porta do prédio da Justiça do Trabalho da rua Mato Grosso, em Belo Horizonte, com detalhes a definir; e os dias 12 e 13 de outubro, quando será realizado um Seminário nacional sobre carreira e implicações do Processo Judicial Eletrônico (PJe), para o qual o SITRAEMG aguardará mais detalhes da organização para definir sua participação.

Servidores se manifestaram pela participação no Dia Nacional de Luta com ato em frente ao TRT da rua Mato Grosso (Foto: Janaina Rochido)

Quanto ao III Congresso Extraordinário do SITRAEMG, Lúcia Maria Bernardes de Freitas passou informes sobre os temas do evento e as datas em que ele será realizado. Alguns servidores manifestaram-se no sentido de poderem opinar na escolha dos temas e sugeriram a inclusão deles na pauta do Congresso.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags