Viagens ao interior: TRT de Lavras tira dúvidas sobre reajuste salarial e URV

Compartilhe

Na manhã desta terça-feira, dia 9 de junho, o SITRAEMG continuou sua viagem pelas cidades do Campo das Vertentes conversando com os servidores da Justiça do Trabalho de Lavras. A coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas e a coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho Débora Melo Mansur representaram o Sindicato na Vara única da cidade, que conta com 12 servidores do quadro. As principais dúvidas dos servidores giraram em torno da Resolução Administrativa 63 do Conselho Superior da Justiça Federal (CSJT), das melhorias salariais e do pagamento da URV.

No que tange às preocupações com a RA 63 e a retirada de funções comissionadas, Lúcia Bernardes explicou que os sindicatos estão tentando barrar a resolução no CSJT e que a luta não é pelas funções, mas sim pelo aumento do salário base e implementação da data base. “A recusa do governo federal em melhorar nossa remuneração é parte do processo de sucateamento do Judiciário”, acrescentou Débora Mansur. A coordenadora ainda informou que o argumento da União de que os servidores “custam caro” não procede, já que o Estado gasta pífios 1,33% com esse setor.

Quanto ao pagamento da URV, as coordenadoras responderam que a última informação disponível diz que o CSJT já encaminhou os cálculos de todos os tribunais para o Tribunal de Contas da União (TCU) – assim, tudo indica que o pagamento do restante do passivo deve sair em agosto desse ano.

As coordenadoras sindicais ainda falaram sobre a importância dos filiados para o fortalecimento do SITRAEMG, pois, quanto mais filiados, maior o poder de pressão da entidade nas negociações. Os servidores também receberam materiais informativos do Sindicato e foram informados sobre os convênios e serviços exclusivos para filiados – como convênios como o da Unimed e a assessoria jurídica.

Servidores da única Vara do Trabalho de Lavras posam com as coordenadoras do SITRAEMG Lúcia Bernardes e Débora Mansur (de pé, mais ao centro) (Foto: Janaina Rochido)

De Lavras, as coordenadoras do Sindicato seguiram viagem para São João Del Rei, cidade onde existem unidades da Justiça Federal, Trabalhista e Eleitoral. Esta etapa de viagens do SITRAEMG também prevê visitas a Conselheiro Lafaiete e Congonhas, sendo que cidades próximas também podem ser acrescentadas a este roteiro.

Janaina Rochido, de Lavras

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags