Eletricitários da Cemig vão parar por 48 horas a partir da terça-feira, dia 16

Compartilhe

Os trabalhadores vão paralisar as atividades por 48 horas, nesta terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17 para cobrar a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. A Cemig fez a  opção de entrar com dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e se negou a negociar nas duas reuniões de conciliação realizadas em 2012. Resultado: os eletricitários estão há seis meses sem acordo.

A Cemig propôs reajuste abaixo do INPC (4,5%), zero de correção para o tíquete alimentação, rebaixar os adicionais sobre as horas extras e a redução da licença maternidade, entre outras propostas que eliminam direitos da categoria.  Além disso, a empresa pressiona para que o plano de saúde dos trabalhadores seja dividido entre empregados ativos e aposentados, o que vai resultar em mais custos para quem já se aposentou.

Amanhã às 16h terá nova reunião no TRT, quando a  direção do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro) defenderá a pauta dos trabalhadores. O Sindicato alertará a Justiça do Trabalho que a Cemig não tem motivos para cortar direitos dos trabalhadores, já que começou o ano repassando R$ 3,3 bilhões de lucro para os acionistas.

Os eletricitários reivindicam aumento real de 2%, reposição das perdas pelo INPC (5,99%), retroativa a 1º de novembro de 2012, reajuste das cláusulas econômicas em 8%, também retroativo, garantia de emprego, substituição dos trabalhadores terceirizados em atividades fim por concursados, transferência dos eletricitários da Cemig Serviços para a Cemig Distribuição,  política de combate ao assédio moral e a manutenção das  conquistas.

Nos dias de paralisação, o Sindieletro realizará concentração e atividades em várias cidades. Em Belo Horizonte haverá, nesta terça-feira, 16, mobilização nas portarias, com concentração na Praça da Estação, às 10 horas, e  passeata até a unidade da Cemig na Rua Itambé.

Fonte: Sindieletro/MG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags