Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Lutar pelo fim do Fator Previdenciário

Compartilhe

O que é o Fator Previdenciário?

O Fator Previdenciário foi apro­vado em 1999, como parte da Reforma da Previdência iniciada em 1998 no gover­no FHC. ALei N° 9.876, que cria o Fator Previdenciário modificou os critérios de cálculo dos benefícios e foi um dos maio­res ataques aos direitos do trabalhador no Brasil. Ele reduz de 25 a 40% as aposen­tadorias e prejudica principalmente os mais pobres e aqueles que começam a trabalhar jovens.

Como o Fator Previdenciário é calculado?

A partir da Reforma de1998/99, o valor da aposentadoria paga pela Pre­vidência Social passou a ser calculado com base na média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição (corrigidos monetariamente) referentes ao período de julho de 1994 até o mês da aposenta­doria. É sobre essa média que incide o “fator previdenciário”.

O Fator Previdenciário (F) é calculado por meio de uma fórmula que considera as seguintes variáveis:
Id = idade do contribuinte no momento da aposentadoria Es = Expectativa de vida
Te = Tempo de Contribuição
a = 0,31 (alíquota somatória da contribuição do empregado e
do empregador).

A fórmula é a seguinte:

F = Tc x a x Id + (Tc x a)
Es 100 + 1

A Expectativa de Vida (Es) é calculada e atualizada com base na média projetada pelo IBGE anualmente, que está em tor­no de 71 anos. Essa é uma variável “ne­gativa” do Fator. Ou seja, quanto maior a expectativa de vida, menos o aposentado recebe. No final de 2007, por exemplo, o IBGE apresentou uma tabela em que a expectativa de vida dos brasileiros au­mentou. Isso causou a redução em 0,5% no valor dos benefícios requeridos a par­tir daquele momento.

Participe da Campanha Nacional contra o fator previdenciário

Em virtude dos prejuízos causados aos trabalhadores, o Senador Pau­lo Paim apresentou o projeto 3.299/08 que prevê a extinção do fator previdenciário. O projeto já foi aprovado pelo Senado, mas o Presidente Lula já avisou que vai vetar. Indignado com a postura do governo e a afirmação de que o aumento das aposentadorias de acordo com o salário mí­nimo quebraria a Previdência, Paim disse que a regra do Fator Previdenciário já confiscou R$ 10 bilhões dos trabalhadores.
O SITRAEMG juntamente com a Conlutas participa da campanha nacional levada adiante por várias centrais e sindica­tos no País e já realizou ato em Brasília, reivindicando o fim do fator e a correção integral do salário mínimo para todas as apo­sentadorias. Conclamamos os servidores do Judiciário a se juntarem nesta luta. Acessem o site www.fatorprevidenciario.com.br para se infor­mar e assinar o abaixo-assinado contra o Fator Previdenciário.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags