Fórum Social Temático leva 20 mil às ruas de Porto Alegre e mostra diferenças de sua primeira edição

Compartilhe

Foi aberto oficialmente na tarde desta terça-feira, 24, o Fórum Social Temático 2012, que acontece novamente em Porto Alegre (RS), depois de 11 anos. O tema deste ano é “Crise capitalista, justiça social e ambiental”.

 

Marcha coloriu as ruas do centro de Porto Alegre (Foto: Janaina Rochido)

A marcha que abriu o FST teve início por volta das 17h no Largo Jornalista Glênio Peres, no centro da capital gaúcha e seguiu até a Usina do Gasômetro, centro cultural próximo ao centro. O público estimado foi de 20 mil pessoas.

Durante a caminhada, muitas palavras de ordem especialmente sobre a necessidade de atenção ao meio ambiente. Várias faixas e cartazes, inclusive, pediam o veto da presidente Dilma Rousseff ao Código Florestal e também protestavam contra a construção da Usina de Belo Monte. A presidente, inclusive, é esperada dia 26, quinta-feira, para participar do Fórum.

O grupo do SITRAEMG acompanhou a marcha e encontrou-se com um grupo de aposentados do Rio de Janeiro, com quem conversaram rapidamente sobre a situação do segmento com a chegada de fevereiro e das votações no Congresso Nacional que atingem os direitos dos inativos. Artalide Lopes, coordenadora de finanças e do Núcleo de Aposentados do SITRAEMG, aproveitou para cumprimentá-los pelo dia dos aposentados, comemorado em 24 de janeiro (veja aqui matéria a respeito).

 

Grupo de aposentados cariocas e grupo do SITRAEMG: felicitações pelo dia dos aposentados (Foto: Janaina Rochido)

A caminhada foi monitorada pela Polícia Militar, mas não houve registros de tumulto. Mesmo a forte chuva que caiu por volta das 18h não foi suficiente ara desanimar os participantes, que cantaram e dançaram debaixo de muita água.

 

Diferenças e contradições

Entre a primeira e a última edição do Fórum já se passaram 11 anos. Para Luiz Fernando Rodrigues, servidor do TRT-3 e membro do Conselho Fiscal do SITRAEMG, e participande de seu terceiro fórum, a principal diferença entre as duas edições é a participação que ele classificou como “maciça” de movimentos sindicais. Rodrigues acredita que atualmente há um uso mais político do que social do evento: “por exemplo, você tem nessa edição ex-ministros que aprovaram o Código Florestal palestrando sobre meio ambiente, e isso é uma incoerência”, critica.

Já Carlos Humberto Rodrigues, coordenador regional do SITRAEMG, está participando pela primeira vez deste tipo de evento e se disse impressionado com a grandiosidade da marcha de abertura. “Fiquei impressionado com a intensa participação popular envolvendo todo tipo de categoria, com todos mobilizados”, elogiou. Ele também comentou sobre a grande presença de centrais sindicais e disse acreditar que, quanto mais centrais surgem, mais propício à divisão o cenário se torna.

O Fórum Social Temático prossegue amanhã, dia 25, com o Encontro dos Trabalhadores do Judiciário do Cone Sul, do qual a Fenajufe é uma das organizadoras (veja matéria aqui), além de outras mais de 200 atividades, entre palestras e oficinas, espalhadas nas quatro cidades sede.

Veja a seguir algumas fotos da marcha pelo centro de Porto Alegre (créditos de Janaina Rochido):

[nggallery id=117]

Janaina Rochido – de Porto Alegre (RS)

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags