Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Servidores fazem passeata em ato público nesta sexta-feira

Compartilhe

Uma manifestação bastante animada, que coloriu de vermelho avenidas da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Assim foi o ato público dos servidores do Judiciário Federal na tarde desta sexta-feira (25/11), com passeata que começou em frente ao prédio da Justiça Federal, passou pela avenida do Contorno e seguiu até o Tribunal Regional Eleitoral, na avenida Prudente de Morais.

Servidores em passeata pela Avenida do Contorno. Foto: Erinei Lima.

O sol forte não desanimou os manifestantes. Com apitos e cartazes, centenas de servidores chamaram a atenção de quem passava pelo local e fortaleceram o movimento pela aprovação do Plano de Cargos e Salários. Em greve desde 31 de outubro, a categoria está há cinco anos sem reajuste salarial. O movimento é nacional, e servidores de outros 20 estados também paralisaram as atividades.

A coordenadora-geral do SITRAEMG Lúcia Bernardes agradeceu a presença de todos no ato. “Gostaria de parabenizá-los. Essa passeata está linda, muito bonita mesmo. Vamos fortalecer a mobilização e a greve. Só assim alcançaremos a vitória. Não podemos desistir agora”, ressaltou. “Estou muito feliz, realmente não esperava que esse ato fosse tão bacana. Estou muito orgulhosa de participar desse movimento”, afirmou Adriana Araújo, servidora do TRE.

Paulo Márcio Santos, coordenador do Sindicato, repassou o calendário de atos da próxima semana na capital e disse que a primeira conquista dos servidores ocorreu anteontem, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou emenda que prevê incluir o valor do reajuste salarial na proposta de lei orçamentária de 2012 (clique aqui e saiba mais). “Não podemos desanimar nesta reta final”, destacou Santos.

Passeata pela Avenida Prudente de Morais. Foto: Denilson Cajazeiro.

Hélio Ferreira Diogo, também coordenador do Sindicato, falou da necessidade de convencer aqueles que ainda não pararam a aderirem à greve. “Temos de convencê-los a serem solidários, para que nossa luta prevaleça e o PCS seja aprovado”, afirmou.

Em coro, os servidores convocaram os colegas para participarem do ato. Reafirmaram a importância da adesão de todos ao movimento grevista, como forma de pressionar os parlamentares a aprovarem a reivindicação da categoria. “Estamos na reta final e precisamos da participação de todos”, afirmou Nestor Santiago, servidor da JF e membro do comando de greve, ao convidar os colegas para participarem da reunião desta segunda-feira, às 10 horas, na sede do Sindicato (Rua Euclides da Cunha, 14 – Prado – BH).

Moção de repúdio ao preconceito
Durante o ato, os servidores também aprovaram uma moção de repúdio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Ontem, em discurso na tribuna da Câmara, ele afirmou que a presidente Dilma Rousseff deveria logo “assumir” se o seu negócio é “amor com homossexual”. O parlamentar é contra a campanha elaborada pelo governo de combate ao preconceito contra homossexuais nas escolas.

Servidores em frente ao TRE/MG. Foto: Denilson Cajazeiro.

A moção aprovada foi proposta pelo conselheiro fiscal do Sindicato Luiz Fernando Rodrigues e será encaminhada ao Conselho de Ética da Câmara e à presidência do Partido Progressista. “Não podemos deixar que uma figura pública reproduza um comentário tão repugnante. O que ele fez foi um crime homofóbico”, criticou Rodrigues.

O calendário de atos públicos da próxima semana em Belo Horizonte já está disponível na página principal do SITRAEMG. Clique aqui para acessá-lo.

Veja a galeria de fotos

[nggallery id=105]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags