Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Mesmo com muito calor, servidores comemoram primeira vitória na luta pelo PCS

Compartilhe
Ato público bastante animado em frente ao prédio do TRT da Getúlio Vargas. Fotos: Erinei Lima.

Mesmo debaixo de sol muito quente, mais um animado ato público foi realizado por servidores do Judiciário em Minas na tarde desta quinta-feira (24), em defesa do PCS. Mais de 300 servidores compareceram à manifestação que aconteceu em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas.

O coordenador executivo do SITRAEMG Paulo Márcio Santos deu início ao ato público salientando a vitória da categoria frente à aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, da emenda que prevê a inclusão dos valores do Plano de Cargos e Salários do Judiciário Federal à proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012, em tramitação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.  “Vamos intensificar nossa luta e continuar marchando para alcançarmos o nosso objetivo maior”, disse o coordenador. Em seguida Paulo Márcio leu para os presentes o “Decreto” para garantir a aprovação do reajuste salarial do Poder Judiciário da União (leia aqui), que foi elaborado pelo Comando Estadual de Greve.

O assistente de juiz do TRT Saulo de Faria Carvalho, que já aderiu à greve, falou que naquele Tribunal assistentes de oito gabinetes aderiram integralmente à greve e nos outros gabinetes a adesão acontece, porém, ainda não de forma integral.

Luiz Fernando, conselheiro fiscal do SITRAEMG, e o sindicalista Carlos Antônio Ferreira, o Ovo, parabenizaram os assistentes de juízes de 1ª e 2ª instâncias que aderiram ao movimento, contribuindo assim para o fortalecimento da luta. Em seguida, Luiz fez um apelo aos colegas que ainda não são sindicalizados. “Peço a todos que fortaleçam o Sindicato se filiando. O custo com as mobilizações em defesa do PCS é muito alto e vêm por aí mais medidas que retiram os direitos dos servidores públicos”, alertou.  Ovo disse que a emenda aprovada ontem na CCJ, que prevê a inclusão de valores ao PCS, só se deu por causa da greve da categoria e, em seguida, parabenizou os colegas da Justiça Federal que têm se destacado no movimento grevista.

O coordenador executivo do SITRAEMG Hélio Diogo Ferreira, presente nas mobilizações em Brasília nessa quarta-feira (23), informou que os deputados disseram que acreditam no trabalho dos servidores e pediram que a categoria permaneça unida e mobilizada.

Débora Mansur, coordenadora executiva do Sindicato, e a colega Andreia Seixas (TRT) convidaram os assistentes e assessores de juízes de 1ª e 2ª instâncias para a reunião com representantes do SITRAEMG na próxima segunda-feira (28), às 10h, no TRT da Rua Mato Grosso, 468, 15º andar, para falar sobre o movimento. “Uma andorinha sozinha não faz verão”, disse a coordenadora.

O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader, que também esteve em Brasília, salientou a participação da caravana mineira na Capital federal que se uniu aos mais de 20 estados, além do Distrito Federal, na grande passeata em defesa do PCS. “Esse foi o ato mais bonito e empolgante que já vi em Brasília”, comentou.

Hebe encerrou o ato público dando uma boa notícia aos servidores: ele informou que nessa quarta-feira (23), em Brasília, o relator do PLP 549/09 (congelamento salarial por dez anos), deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), disse que é contra o Projeto e o avalia como imoral. 

Animando o ato de hoje (24), na música, estiveram presentes: Mundinho Rocha e Rubens Pinheiro (o Rubinho), ambos da Justiça do Trabalho; Jaques Cabral, funcionário do SITRAEMG; e Victória Beatriz Freitas, filha da servidora Terezinha de Jesus Silva Freitas, do TRT, acompanhada pela professora de música Nívea Oliveira.

O SITRAEMG convoca toda a categoria – inclusive os parentes – para participar da passeata nesta sexta-feira (25), às 13h, com saída em frente ao prédio da JF. Os servidores seguirão até os cartórios eleitorais da Avenida do Contorno, 7.038, com parada de 30 minutos, e em seguida se deslocarão até o TRE (Avenida Prudente de Morais, 100).

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags