Em Brasília para participar da Vigília Nacional em prol do PCS, a caravana de servidores mineiros organizada pelo SITRAEMG visitou os 53 deputados federais do Estado para levar informações sobre as lutas da categoria e pedir apoio para o andamento da tramitação do PL 6613/2009, o PCS. As visitas foram feitas após o grupo assistir a sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP, na qual o PL 1992/2007, que cria a previdência complementar dos servidores, foi retirado de pauta.
Divididos em subgrupos e sob a orientação dos coordenadores Lúcia Maria Bernardes, Artalide Lopes, Osmar Souto e Débora Mansur, os servidores foram a todos os gabinetes. Ainda que a maioria dos parlamentares mineiros estivesse no Senado, em uma sessão solene em homenagem ao ex-senador Itamar Franco, falecido em julho deste ano, em cada gabinete os trabalhadores explicavam a razão da visita e deixavam uma pasta contendo material informativo sobre o plano de carreira dos servidores do Judiciário Federal e outros projetos de interesse da categoria.
Os grupos conseguiram se reunir com os deputados Geraldo Tadeu (PPS-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Eros Biondini (PTB-MG) – este último também é relator de dois projetos para criação de cargos para o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, PL 1805 e PL 1830. O deputado questionou se tal projeto seria de interesse da categoria, e o Sindicato respondeu que sim e que o apoiaria no que precisasse, nesse sentido. Biondini também se disse “totalmente favorável” à aprovação do PCS e prometeu ajudar na causa.
A noite, a caravana do SITRAEMG participará da Vigília Nacional em frente ao Supremo Tribunal Federal, onde servidores de todo o país pretendem passar a noite em protesto pelo andamento das negociações para aprovação do PL 6613/2009, que revisa os salários da categoria e encontra-se parado da Comissão de Finanças e Tributação, CFT.
[nggallery id=60]