SITRAEMG presente em solenidade de instalação da Subseção da JF de Contagem

Compartilhe

 

Na solenidade da última quinta-feira, o vice-presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado de Queiroz; o diretor do foro da Justiça Federal/MG, juiz federal Itelmar Raydan Evangelista; o presidente do TRF1, desembargador federal Olindo Menezes; a prefeita de Contagem, Marília Campos; a juíza federal diretora da Subseção de Contagem e titular da 1ª VF, Regina Maria de Souza; e a juíza federal titular da 2ª VF, Cristiane Miranda Botelho - Foto: Ascom da SJMG

Entra em funcionamento nesta terça-feira (5), a nova Subseção Judiciária de Contagem. A unidade está localizada no bairro Eldorado e será responsável pelo atendimento da população de Contagem e das cidades de Betim, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas.

A cerimônia que oficializou a inauguração da nova Subseção da Justiça Federal ocorreu na sede da Prefeitura de Contagem, na última quinta-feira (30), com as presenças da prefeita de Contagem, Marília Campos, do presidente do Tribunal Regional da Primeira Região, desembargador federal Olindo Menezes e do diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, juiz federal Itelmar Raydan Evagenlista, compondo a mesa ao lado do vice-presidente do TRF1, desembargador federal José Almicar Machado; a Diretora da Subseção Judiciária de Contagem, Juíza Federal Regina Maria de Souza Torres, e a Juíza Federal Titular da 2ª Vara Federal, Cristiane Miranda Botelho. Também estiveram presentes na solenidade o coordenador geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader Bicalho, que é servidor da Justiça Federal em Belo Horizonte, e Welington Gonçalves, presidente da Assojaf-MG.

Ao manifestar sua satisfação, Marília Campos falou sobre a importância da implantação do equipamento na cidade para ela e sua equipe de governo, e também para o cidadão. “Eu sou uma prefeita que atua em segundo mandato. Em seis anos, a nossa luta tem sido incansável no sentido de atender à população e de garantir à cidade de Contagem, autonomia. Portanto, entendemos a vinda deste equipamento público como um grande presente para nossa cidade, que é centenária, e para a população, que terá assegurado o acesso à Justiça”.

A prefeita lembrou ainda da inexistência de alguns serviços nas cidades que compõem a Região Metropolitana, em função de uma reorganização urbana que, no passado, priorizou a capital. “Todo equipamento público, fosse ele de Educação, Saúde ou Lazer, concentrava-se no passado apenas na capital. Porém hoje, além da indústria e do trabalho, Contagem abriga também toda periferia, toda exclusão social. Assim, investir na implantação desse equipamento nas regiões metropolitanas e interioranas do país, eu diria que é democratizar a Justiça”, ponderou a prefeita.

Em seu discurso, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, Juiz Federal Itelmar Raydan Evagenlista, explicou que uma nova era está sendo iniciada no Judiciário Federal, com o estabelecimento de metas, programas e atitudes “que se orientam no sentido de um necessário reaparelhamento, capaz de propiciar ao poder judiciário ocupar os espaços”.

De acordo com ele, a instalação da Subseção Judiciária de Contagem representa, para a Justiça Federal da Primeira Região, planejar com maior eficiência e eficácia o seu compromisso constitucional e o exercício da pacificação social. “Significa realizar um atendimento jurisdicional mais amplo, mais acessível aos anseios daqueles que têm na atuação do Poder Judiciário a esperança e a garantia para efetivação sólida e segura das suas justas pretensões. Representa também a vontade do Poder Judiciário se fazer presente e atuante”, afirmou.

“Ao povo de Contagem e dos demais municípios sob sua jurisdição, desejo que a instalação destas Varas Federais possa atender aos anseios dos cidadãos, sobretudo, dos jurisdicionados menos favorecidos economicamente”, finalizou.

Segundo levantamento do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1ª Região), a nova subseção irá beneficiar cerca de um milhão e cem mil habitantes, além de microempresas.

Essa unidade em Contagem é a vigésima da Justiça Federal no estado e terá duas varas de Juizado Especial Federal, que devem processar e julgar causas cíveis e criminais definidos na Lei 10.259/2001. Uma terceira vara da unidade está prevista para ser implantada em 2013.

Fonte: Site da Prefeitura de Contagem

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags