Na luta pela aprovação dos PCSs dos servidores do Judiciário Federal e do MPU e contra projetos que preveem a retirada de direitos do funcionalismo público, como o PLP 549/09, já foi deflagrada greve por tempo indeterminado em pelo menos três estados: Distrito Federal, desde 24 de maio, e Bahia e Mato Grosso, desde 1º e 7 de junho, respectivamente. Outros seis estados já definiram a data para iniciarem a greve: Amapá, Pará, Amazonas e Roraima, dia 15 de junho; Rio Grande do Sul, dia 16; e São Paulo (TRT da 15ª Região), dia 20. Em dois estados (São Paulo, na área de abrangência do Sintrajud, e Pernambuco), a categoria decidiu realizar somente paralisações, por enquanto. Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas e Maranhão esquentarão o movimento com a realização de mobilizações e assembleias.
Minas Gerais não pode fugir de sua tradição de estar sempre na linha de frente dos movimentos paredistas. Como o objetivo de chamar a categoria para a mobilização que já ganhou caráter nacional, o SITRAEMG já iniciou o processo de construção da greve no estado. Primeiro, organizando caravana que estará em Brasília (DF) nesta quinta-feira, 16, para participar de ato unificado dos servidores públicos federais. E esta semana distribuirá entre os servidores uma cartilha com todos os esclarecimentos sobre a greve e uma enquete por meio da qual a entidade quer saber que tipo de ação de mobilização cada um gostaria e estaria efetivamente disposto a participar: greve, paralisações ou apenas atos públicos.
Como o próprio deputado Roberto Policarpo (PT/DF) já avisou, somente poderá ser possível a aprovação dos dois PCSs (do PL 6613/09 e o PL 6697/09) se houver intensa mobilização dos servidores. Então, à luta, companheiros!
Quadro de greve pela aprovação dos PCSs
Atualizado em 13/06
Estados que já estão em greve por tempo indeterminado
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 24 de maio. Antes disso, a categoria promoveu paralisações de 24 horas e de 48 horas. Todos os dias, o sindicato promove piquetes com os grevistas nos locais de trabalho. Vários atos unificados estão sendo realizafos nos tribunais superiores e na PGR desde o início do movimento grevista.
Sindjufe-BA: NA Bahia, a greve teve início no dia 1º de junho e de acordo com o sindicato é uma das mais fortes da história do estado. Na Justiça Federal, cerca de 90% dos servidores estão em greve; no TRE e TRT a grande maioria parou suas atividades. A expectativa é que esse número aumente. Nesta terça-feira (14), será realizada assembleia geral para definir a continuidade do movimento.
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 7 de junho, com boa adesão da categoria. O sindicato promoveu nesta segunda (13) mais uma assembleia para dar informes sobre o PCS e avaliar o movimento em nível nacional. Nesta semana, serão enviados representantes ao Comando Nacional de Greve e uma delegação de 12 pessoas para participar do dia 16 de junho.
Estados que já decidiram entrar em greve por tempo indeterminado
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá entrarão em greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de junho. A decisão foi tomada em assembleia geral no dia 08, no TRT, com a presença de servidores do TRT, TRE, JF de Belém, Fórum Trabalhista de Ananindeua, Justiça Militar e aposentados.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima decidiram deflagra e greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de junho. A decisão da categoria foi tomada em assembleias setoriais realizadas nos dias 9, 10 e 13 de junho. Durante esta semana o sindicato visitará o Fórum de Boa Vista, em Roraima, para deflagrar a greve naquele estado.
Sintrajufe-RS: Na próxima quinta-feira, 16 de junho, os servidores gaúchos entram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral no último sábado (11), em Porto Alegre. O sindicato também enviará delegação para participar do ato unificado dos servidores federais, no dia 16, em Brasília. No mesmo dia, o sindicato promove assembleias setoriais e uma assembleia estadual para avaliar o primeiro dia do movimento grevista.
Sindiquinze-SP: Assembleias realizadas nesta segunda-feira (13) aprovaram a deflagração da greve por tempo indeterminado na JT da 15ª Região a partir do dia 20 de junho. As deliberações aconteceram no Fórum Trabalhista de Campinas e nas demais subsedes (Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba).
Estados que realizarão paralisações
Sintrajud-SP: Servidores do Judiciário Federal em São Paulo promoverão paralisação de 48 horas nos dias 16 e 17 de junho, com assembleia geral de avaliação no segundo dia para definir se continuam ou não em greve. O sindicato vai enviar caravana para participar do ato unificado em Brasília, no dia 16.
Sintrajuf-PE: Por unanimidade, a assembleia dos servidores do Judiciário Federal em Pernambuco, na última quinta-feira (09), no TRE, aprovou a realização de paralisações nos dias 15, 16 e 17 de junho, obedecendo o seguinte cronograma: 15/06 – quarta-feira– paralisação de duas horas. 16/06- quinta-feira – paralisação de três horas. 17/06- sexta-feira – paralisação de 24 horas, com a realização de assembleias setoriais nos locais de trabalho para avaliar a continuidade do movimento.
Estados que promoverão mobilizações e assembleias
Sinjufego-GO: O Sinjufego-GO realiza nesta segunda-feira (13), às 18h30, em primeira convocação e às 19h30, em segunda convocação, assembleia geral para deliberar sobre a greve por tempo indeterminado. Até o fechamento desse quadro não havia o resultado da assembleia.
Sisejufe-RJ: Esta semana, de 13 a 15 de junho, o sindicato promove com a categoria assembleias setoriais para debater a adesão à greve nacional em defesa do PCS. E na quinta-feira (16), os servidores participarão de assembleia geral, às 17h, para definirem a data de entrada no movimento. Antes, será realizada passeata da Candelária até o TRE Sede, a partir das 15h
Sintrajusc-SC: Em Santa Catarina, o sindicato convoca a categoria para assembleia geral no dia 15 de junho, às 13h30, na rampa do TRT. O objetivo é definir a participação na greve em defesa do PCS.
Sindjus-AL: O sindicato realiza esta semana assembleias setoriais para discutir com a categoria a deflagração da greve por tempo indeterminado. De terça a quinta-feira (14 a 16/06), o sindicato se reunirá com os servidores do TRT, do TRE e da JF. A assembleia geral para definir a entrada na greve por tempo indeterminado será na sexta-feira (17), às 9h, na sede do sindicato.
Sintrajufe-MA: Os servidores da Procuradoria da República do Maranhão realizarão atos de mobilização durante duas horas (das 14h às 16h) na próxima quarta-feira, 15 de junho. O objetivo da atividade é preparar a categoria para deflagrar a greve por tempo indeterminado. A programação do dia 15 foi decidida nesta sexta-feira (10), durante reunião do sindicato com os servidores do MPU.
Da Fenajufe, com informações dos sindicatos