Mobilizações pelo “Dia Nacional da Consciência Negra”

Compartilhe

Com Mobilizações em todo país contra o racismo, com atos, palestras e atividades artísticas.

protesto e mobilizações acontecerão contra o preconceito.

Rio de Janeiro (RJ) – As atividades seguirão durante toda a semana com debates e mobilizações. Haverá atividades até o dia 26 de novembro. No dia 20, Uma feijoada e roda de samba com intervenções. Segue as atividades no dia 21 com panfletagem dos Movimentos Sociais contra a criminalização. Como parte da campanha o Haiti é aqui, em solidariedade ao povo haitiano, haverá discussão sobre o tema, nos dias 23 e 24 em Universidades– Lançamento da Cartilha sobre o país. Contra as tropas brasileiras estão neste momento matando: negras e negros, e aqui os governantes implementam a “Tolerância Zero” nas comunidades e favelas do Rio de janeiro e em todo o país. No Dia Nacional da Consciência Negra será fortalecido o legado de Zumbi de Palmares nas ruas, e isso passa por fortalecer o fórum 20 de Novembro Independentes dos Governos.

São Paulo (SP) – As mobilizações começam às 10h do dia 20, com um ato no Vale do Anhangabaú, com atividades com apresentações artísticas e passeata, até às 16h30.

São Luis (MA) – Como parte das ações nacionais da Semana da Consciência Negra independente dos governos ocorrerá em São Luís a Marcha da Periferia, organizada pelo movimento Hip Hop, do Maranhão Quilombo Urbano filiado à Conlutas.

A marcha este ano vai para sua quarta edição e mantém viva a resistência da periferia frente aos ataques cometidos pelos sucessivos governos. Em tempos de crise econômica mundial, a burguesia através do aparelho do Estado aumenta a repressão sobre os trabalhadores e a juventude da periferia e tenta a todo custo destruir os movimentos sociais que se mantém firmes na luta.

Salvador (BA) – Haverá o Encontro Nacional Racial da Anel, e em Pernambuco, debates acontecerão como parte das mobilizações que ocorrem em todo país.

20 DE NOVEMBRO INDEPENDENTE DOS GOVERNOS

Resolução que se deu no Seminário Nacional de Reorganização sobre SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA INDEPENDENTE DE GOVERNOS

O Seminário delibera a participação na Semana da Consciência Negra Independente dos Governos, de 19 a 25 de novembro de 2009, denunciando a criminalização dos movimentos sociais e a política de extermínio da população negra e indígena neste país.

Considerando:

• Que no Brasil se produz um verdadeiro extermínio da juventude negra e indígena. Com base no mapa da violência no Brasil a taxa de homicídio da população negra e indígena é superior ao da população branca;

• Que o pior Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do mundo está na população negra e indígena;

• Quesem no mês de novembro é fundamental demarcar a luta do povo negro contra todas as formas de discriminação, seja ela de gênero, orientação sexual, raça/etnia, religiosa, entre outras;

• Que as diversas formas de opressão que o capitalismo impõe, também, são contra os indígenas e as mulheres, devemos consolidar, inclusive no 20 de Novembro, nossa resistência negra, indígena, de mulheres e popular em todo o território brasileiro, reforçando as atividades nos diversos estados contra a faxina étnica, contra o tráfico de órgãos humanos contra o tráfico de órgãos humanos, contra as tropas militares, paramilitares ou qualquer tipo de força repressora que atuam no Haiti;

• Que os 509 anos de trabalho escravo no Brasil são de negros e indígenas;

• A profunda crise do capitalismo e os seus desdobramentos sobre o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo e as conseqüências sobre a população negra e indígena;

Ergueremos nesse 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em alto e bom som, a bandeira de luta pelo Socialismo Revolucionário no Brasil e no mundo.

Exigimos o reconhecimento e a demarcação imediata das terras quilombolas e indígenas em todo o território nacional e o aumento do IDH das populações negras e indígenas, que é o mais baixo do mundo, como reparação de danos históricos.

Por esses motivos negamos o Estatuto da Igualdade Racial.

Viva a Reorganização do Movimento Sindical!

Viva a construção da Central da Classe Trabalhadora!

Fontes:
http://quilombourbano.blogspot.com/

Blog regional 4: http://sepe4.blogspot.com/

Conlutas RJ e SP

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags