Tribunal apresenta acervo de processos judiciais desde o período imperial

Compartilhe

O Tribunal mineiro possui um acervo histórico com quase 3600 processos, em fase inicial de descrição.

Durante o  1º Simpósio Memórias do Judiciário, promovido pelo Centro de Memória do TRF6, no dia 22 de maio, quarta-feira, será apresentada parte do acervo histórico de processos judiciais federais mineiros da 1ª fase da Justiça Federal (1890-1937). Também serão mostrados alguns processos da época imperial.

O evento, gratuito, terá formato híbrido com exposição e , também, painéis e outras atividades realizadas entre 10h e 16h30h. Presencialmente será promovido no auditório do TRF6.

Está prevista a participação do historiador Nuno Camarinhas, que proferirá a Conferência de Abertura sobre “A Justiça régia na América Portuguesa, nos séculos XVII e XVIII”.

Os professores arquivistas da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) José Francisco Guelfi e Marta Melgaço – do projeto de descrição de processos antigos do TRF6 – falarão sobre as experiências metodológicas.

Também haverá painel com os membros da equipe do Centro de Memória e o servidor aposentado Frederico Guilherme Ruggio Júnior. Ele falará sobre pesquisas e descobertas, desafios, dificuldades e tipos documentais.

O historiador Eduardo França Paiva fará a conferência de encerramento que abordará o tema  “Escravos na Justiça- as coartações e a liberdade nas Minas Gerais do século XVIII”.

 

Inscrições

 

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags