“Sobreposição para resolver o fosso entre técnicos e analistas”, diz Vera Miranda

Compartilhe
24.11.2023 – Vera Miranda apresenta paradigmas para a carreira judiciária na XXIII Plenária da Fenajufe

“A sobreposição precisa voltar para resolver o problema do fosso histórico entre técnicos e analistas”. A avaliação é de Vera Miranda, assessora da Fenajufe, na primeira mesa da tarde da XXIII Plenária da Fenajufe, que acontece em Belém (PA) até domingo, 26 de novembro.

Estudiosa do tema, Vera apresentou o desenho de uma carreira considerando a “sobreposição de 5 a 7 padrões”. Este desenho tem como paradigma o teto salarial da Receita Federal e dos servidores do Ciclo de Gestão.

Segundo explicou, os (as) analistas judiciários em final de carreira estariam no mesmo patamar dos servidores correlatos das carreiras paradigmas se não tivesse havido tantas perdas salariais.

“A nossa premissa é a recomposição salarial, e não aceitar o congelamento para cargo nenhum. Além disso, a redução progressiva da Gratificação por Atividade Judiciária”, sustentou.

De acordo com Vera, a carreira dos servidores (as) “é um processo vivo”. “Ela precisa ser ajustada com a realidade do mundo do trabalho e com as necessidades institucionais”, disse.

Para a palestrante, todas as reivindicações de melhoria na carreira precisam ser feitas considerando a isonomia com os aposentados. Entretanto, Vera destacou que a reestruturação da carreira vai demandar organização e unidade da categoria. “Uma luta será travada por essa restruturação, incluindo na disputa pelo orçamento do Poder Judiciário que travamos com a magistratura”.

Recomposição da força de trabalho. Não podemos ficar reféns da ideia de que a tecnologia vai substituir o trabalho intelectual de vocês.

Iniciada na quinta-feira, 23 de novembro, a XXIII Plenária da Fenjaufe vai até domingo (26), em Belém (PA), reunindo aproximadamente 300 servidores de todo o país.

Sobreposição: pauta histórica do Sitraemg

A sobreposição das carreiras é uma bandeira histórica do Sitraemg que vem sendo defendida há anos. Em 2016, os atuais coordenadores da entidade Alexandre Magnus e Eliana Leocádia, juntos aos colegas Alan da Costa e Ygor Yagelovic, publicaram o artigo Sobreposição Parcial: fim do abismo no site da Fenajufe. Leia aqui.

Leia mais

A conjuntura e as lutas dos servidores é tema do primeiro painel da XXIII Plenária da Fenajufe

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags