Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

“Não haverá remoção de ofício”, diz presidente da Comissão de Reestruturação da JF

Segundo o desembargador, está descartada a criação de secretarias únicas nas subseções com mais de uma vara e não haverá a extinção ou remanejamento de varas
Compartilhe
10.08.2023 – Da esquerda para direita: Coordenador do Sitraemg Fernando Neves, desembargador Lincoln Rodrigues de Faria, advogada Letícia Kaufmann e a coordenadora do Sitraemg Alessandra Matias Barbosa

As remoções por ofício estão descartadas no processo de reestruturação do TRF6. A garantia é do desembargador Lincoln Rodrigues de Faria, presidente da Comissão de Reorganização das Unidades Judiciais e Administrativas do Interior de Minas Gerais.

A informação foi passada aos coordenadores do Sitraemg Fernando Neves e Alessandra Matias Barbosa, em reunião ocorrida na quarta-feira, 9 de agosto. A advogada Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica, também participou.

O encontro aconteceu no mesmo dia da paralisação dos servidores da Justiça Federal em protesto à reestruturação em curso. Houve ato em Belo Horizonte e mobilizações em diferentes cidades do interior: Divinópolis, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba e Juiz de Fora.

Na reunião, o desembargador informou que será feito um concurso de remoção para a movimentação de servidores. A estimativa é que haja a movimentação de 21 servidores, mas garantiu: “Ninguém sairá de sua localidade se não quiser”.

Segundo o desembargador, está descartada a criação de secretarias únicas nas subseções com mais de uma vara e não haverá a extinção ou remanejamento de varas. As Funções Comissionadas, entretanto, ficarão vinculadas às regionais e não acompanharão os servidores que vierem a ser removidos.

“O risco de remoções por ofício causa muita angústia nos servidores. Portanto, a garantia de que elas não acontecerão traz alívio”, avalia o coordenador do Sitraemg Fernando Neves.

De acordo com Neves, o desembargador se mostrou aberto às propostas e à participação do Sitraemg. “Deixamos claro que estamos em uma nova gestão da entidade. No geral foi uma conversa muito produtiva”, complementa.

Transformação de cargos vagos de oficial de justiça e Regionais administrativas

O desembargador confirmou que a comissão está propondo a transformação dos cargos vagos de analista judiciário executante de mandados em cargos de analista judiciário área judiciária.

Na reunião, a coordenadora do Sitraemg Alessandra Matias Barbosa disse discordar do relatório, pois ele generaliza a compreensão de que muitos mandados judiciais são cumpridos remotamente. “Grande parte das subseções continua cumprindo mandados de forma presencial. O relatório deveria tratar das especificidades de cada subseção”, disse.

O Sitraemg solicitou assento na comissão que irá acompanhar a questão dos oficiais de justiça, indicando a coordenadora Alessandra para essa bancada. “Este assunto precisa ser aprofundado na comissão, que ampliará o debate”, pontuou Alessandra.

O magistrado explicou que a Comissão está propondo a criação de cinco Regionais administrativas. O sindicato sugeriu a criação de mais uma Regional.

Participação do Sitraemg e mais recursos

O Sitraemg pediu assento na comissão de acompanhamento da reestruturação e naquela que irá analisar a questão dos oficiais de justiça. Igualmente, foi solicitada a dilatação do prazo para que o Sitraemg apresente propostas ao relatório da Comissão, de 15 para 30 dias. “Vamos avaliar e debater o documento junto com a nossa base”, explica Neves.

O magistrado adiantou que mudanças no relatório da comissão devem ser apresentadas pelo sindicato quando o documento for discutido no Pleno do Tribunal.

Fernando Neves afirmou que o sindicato está empenhado em ajudar o Tribunal a buscar os recursos que o viabilizem, junto aos órgãos superiores do judiciário e ao legislativo. E lembrou que a entidade oficiou as Presidências do TRF6 e do TRT3 sugerindo que seja aproveitada a lista de concursados do regional trabalhista para nomeação de servidores para a Justiça Federal.

Leia mais

Ato em Belo Horizonte denuncia falta de recursos na Justiça Federal

Sitraemg se reúne com presidente da Comissão de Reestruturação do TRF4 nesta 4ª-feira (9)

Após Sitraemg chamar paralisação, TRF6 apresenta plano de reestruturação da JF

Sitraemg pede ao TRF6 transparência e diálogo na reestruturação da JF

Sitraemg divulga manifesto contra a reestruturação da Justiça Federal

Dia 9 de agosto terá paralisação dos servidores da Justiça Federal

Poucos recursos e servidores. Entenda a dramática situação do TRF6

CJF aprova extinção da Subseção de Contagem

Audiência Pública confirma indignação geral com a extinção da Subseção de Contagem

JF de Minas Gerais tem 13 Unidades de Atendimento Avançado em funcionamento

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags