Sitraemg inicia reunião com gabinetes de ministros do TCU em defesa do GAE e VPNI

Compartilhe

O Sitraemg participou na quinta-feira, 15 de junho, de reunião com a assessora-chefe do Ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), Karla Amâncio Ismail. O tema do encontro foi o pagamento cumulativo da GAE junto com a parcela de quintos/décimos da VPNI.

A Representação que restringe o pagamento (TC 036.450/2020) estava na pauta de debate da sessão de 7 de junho do TCU. Um pedido de vista antecipada do ministro do Tribunal Benjamin Zymler adiou uma definição sobre o tema. A matéria só deve retornar à pauta no prazo de 60 dias.

O coordenador-geral Alexandre Magnus destaca a importância da atuação do Sitraemg nessas as reuniões com as assessorias do TCU. “O objetivo é aproveitar o prazo antes do retorno para votação no TCU para tentar conquistar o voto de ministros a favor do pagamento cumulativo”, explica o coordenador.

Justo e legal

Na reunião com o gabinete do ministro Cedraz, a advogada Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica do Sitraemg, ressaltou a legalidade da cumulação da GAE com a VPNI de quintos.

Segundo explicou, a Lei 11.416/2006 veda o pagamento da GAE somente se o oficial de justiça estiver, simultaneamente, no exercício de função comissionada.

“A VPNI, todavia, foi incorporada em razão do exercício da função há 20 anos”, defendeu. Além disso, ressaltou a advogada, é infundada a alegação de que a FC-5 de executante de mandados era paga independentemente de designação.

“Esses pagamentos (FC-5) eram feitos através de ato do Diretor do Foro da respectiva Seção Judiciária”, explicou.

Outros ministros

No dia 12 de junho, o sindicato enviou ofício aos ministros do TCU, Antônio Anastasia, relator da Representação 036450/2020-0, Augusto Nardes, Benjamin Zymler, Bruno Dantas Jhonatan de Jesus e Jorge Oliveira solicitando audiência.

O objetivo é debater com os ministros o pagamento justo da GAE e VPNI para os oficiais de justiça.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags