Conforme já informado, a caravana do Sitraemg que participa das mobilizações desta semana contra a PEC 32/2020, em Brasília (DF), é composta pelos coordenadores Paulo José da Silva e Luciana Tavares, além das também filiadas Clarisse Diniz e Adriana Araújo. Ontem (terça-feira, 28), a equipe começou esse trabalho participando da agitação dos servidores de vários estados no aeroporto da capital federal, em recepção aos deputados que lá chegavam para as atividades legislativas da semana.
Na parte da tarde, seguiram para o Anexo IV da Câmara, onde iniciaram trabalho de corpo com os deputados, que prossegue nesta quarta-feira (29). Já visitaram ontem os gabinetes de todas as lideranças dos partidos que ficam nesse anexo (do PSB, Novo, PSC, Avante, Podemos e Patriota), dialogando sobretudo com os assessores técnicos dos partidos, para explicarem de forma bastante didática que todo o conteúdo da Reforma Administrativa só traz prejuízos para o conjunto da população.
Os partidos de esquerda (PT, PSB, PSOL, Rede, PCdoB, PSB e PDT), relatam os servidores mineiros, reiteram o compromisso de votar contra a PEC. Na conversa com as siglas consideradas de centro e de direita, eles reforçaram os argumentos de que a proposta do governo é prejudicial à população e, também, aos animais e ao meio ambiente. Lembraram, ainda, que os próprios assessores técnicos, igualmente servidores, serão atingidos da mesma forma com as mudanças previstas para a administração pública.
O grupo do Sitraemg também está indo aos gabinetes dos demais deputados, para reforçar o apelo contra a reforma já feito por colegas que participaram de caravanas anteriores. O objetivo é deixar bem claro nas consciências dos parlamentares a mensagem de que, quem votar pela aprovação da PEC 32, votará contra a sociedade e correrá sérios riscos de não se eleger (ou reeleger) nas eleições do ano que vem. O esforço é para que a proposta seja rejeitada no plenário da Câmara. Alguns deputados contactados: Mauro Lopes (MDB/MG), Newton Cardoso Júnior (MDB/MG), Alessandro Molon (PSB/RJ), assessores dos deputados Padre João e Patrus Ananias (ambos do PT/MG) e até mesmo o deputado estadual mineiro Tadeu Martins Leite (MDB), que estava na Câmara Federal.
O clima em Brasília, sempre seco, está também escaldante nesses dias. Além disso, os servidores mineiros enfrentam as restrições de acesso à Câmara impostas pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), em razão da pandemia, mas, principalmente, para impedir as articulações contrárias à reforma dentro do Legislativo. Com habilidade, acabam conseguindo uma “ajudinha” dos deputados dos partidos de esquerda. É o caso, por exemplo, dos mineiros Padre João, Rogério Correia e Leonardo Monteiro, todos do PT, que atuaram para lhes garantir a entrada no Anexo IV.
Mesmo com todas essas dificuldade, a caravana mineira continuará a mobilização na Câmara,mas pede o engajamento de todos os colegas do PJU nessa luta. Essa atuação pode se dar nos contatos que tiverem oportunidade de ter com os deputados e também enviando mensagens para os mesmos através dos canais disponibilizados pelo Sitraemg. Confira:
Mande mensagens aos deputados mineiros cobrando voto contra a PEC 32/20 no plenário da Câmara
Galerias de fotos:
Hoje, quarta-feira (29/09), à tarde
Hoje, quarta-feira (29/09), manhã
Ontem (28/09)
Mais fotos desta quarta-feira (29/09):