Os coordenadores do Sitraemg Paulo José da Silva, Domingos Sávio e Helder Magalhães estiveram em Brasília, na terça e quarta-feira (17 e 18), em mobilização junto a deputados para derrubar a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa. Uma das reuniões já estava agendada, com o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP/PR), que foi muito pouco receptivo com os sindicalistas.
O parlamentar paranaense é investigado na CPI da Covid-19, no Senado Federal, por suposto envolvimento em esquema de corrupção para compra da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, e pertence ao principal partido do chamado “centrão”, grupo de parlamentares integrantes da base fisiológica de apoio ao governo. Limitou-se a dizer que Bolsonaro está empenhado na aprovação da reforma o mais urgente possível.
Mas os representantes do Sitraemg deixaram bem claro que o funcionalismo, com salários defasados há anos, está indignado com a determinação do Executivo de acabar com os serviços públicos e os direitos do segmento, e que fará de tudo para denunciar esse desmonte do Estado à população e para barrar a proposta no Congresso Nacional. Esse foi o recado deixado a outros parlamentares com quem o grupo de servidores de Minas conversou informalmente ou em reuniões nos gabinetes.
O líder do PP, Cacá Leão (BA), disse acreditar que, em razão de outras matérias polêmicas que aguardam votação na Casa, entre elas a Reforma Tributária, a PEC 32 corre o risco de não ir adiante neste momento. Informou, contudo, que o presidente da Comissão, Fernando Monteiro (PP/PE), e o relator, Arthur Maia (DEM/BA), estão decididos a apresentar o parecer entre 24 e 25 de agosto.
O deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG), que também integra a base governista, não se comprometeu a votar a favor dos servidores. No entanto, cobrou uma participação maior do funcionalismo na Câmara. Já o deputado Hercílio Diniz (MDB/MG) garantiu que votará contra a PEC 32.
Aproveitando a presença na capital federal, ontem (quarta-feira, 18), dia da greve, os coordenadores do Sitraemg participaram do ato realizado em frente ao Congresso Nacional.
Confira o vídeo abaixo, em que o coordenador geral do Sitraemg Paulo José da Silva faz um relato dessa mobilização em Brasília e reforça a convocação da categoria para a luta contra a Reforma Administrativa: