Chapa 1 – Vanguarda é eleita para nova Diretoria Executiva do Sindicato

Compartilhe

Conforme previsto no edital de convocação publicado em 02/10/2020, alterado pela retificação de edital publicada em 12/11/2020, a votação para eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do SITRAEMG, para o triênio 2020/2023, efetuada por meio digital (eletrônico), encerrou-se às 12h59min59seg desta terça-feira, 8 de dezembro.

IMG_6107
Participantes da reunião virtual (acima) e pessoas presentes no Sindicato assistindo à transmissão pelo canal do SITRAEMG no Youtube (nesta foto) – Gil Carlos

A partir das 14 horas, em reunião virtual transmitida ao vivo pelo canal do SITRAEMG no Youtube, foi divulgado o resultado da votação. A sessão foi coordenada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Sander Pereira Soares, e contou com a participação dos demais integrantes, Henrique Olegário Pacheco e Débora Melo Mansur, além dos representantes das duas chapas concorrentes à Diretoria Executiva, Lourival Antônio Duarte (Chapa 1 – Vanguarda) e Rodrigo Gomes Peixoto (Chapa 2 – Liberta SITRAEMG), Mauro Leonardo da Cunha e Carlos Marques (da Relatasoft, empresa responsável pela coordenação técnica das eleições), os coordenadores do Sindicato Carlos Humberto Rodrigues e Nestor Santiago, e a secretária política que atuou dando suporte à Comissão Eleitoral e à Relatasoft durante todo o processo eleitoral.

Além dos coordenadores Carlos Humberto Rodrigues e Henrique Olegário Pacheco, que participaram da reunião virtual direto do Sindicato, também estiveram na sede o coordenador geral Célio Izidoro Rosa, que se elegeu para o Conselho Fiscal, o coordenador Dirceu José da Silva, e a filiada Luciana Tavares, integrante da chapa vencedora, e o advogado Daniel Hilário, representando a Assessoria Jurídica.

O resultado da votação foi lido pelo presidente da Comissão Eleitoral. A Chapa 1 – Vanguarda foi a vencedora para a Diretoria Executiva, com 1.099 votos, contra 651 da chapa 2.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos, pela ordem de votação: Elimara Cardoso Bernardes Gaia (TRT/Divinópolis), com 773 votos; Célio Izidoro Rosa (TRT/Belo Horizonte), 770 votos; Júlio César Silva Araújo (TRT/Belo Horizonte), 748 votos; Tâmisa Thaty (TRE/Belo Horizonte), 707 votos; e 5 – Wallace Marques Coelho (Justiça Federal/Governador Valadares), 589 votos. Não se elegeu o candidato Gilson Martins de Melo (Justiça Federal/Paracatu), que ficou em 6º lugar, com 537 votos.

A posse dos eleitos será no próximo dia 16 (quarta-feira).

Histórico das Eleições SITRAEMG/2020

Os mandatos da atual Diretoria Executiva e do atual Conselho Fiscal deveriam ter se encerrado no final de maio deste ano. O processo para realização de novas eleições chegou a ser aberto, com a publicação de edital de convocação no dia 17 de março. A votação seria realizada por meio eletrônico, no período de 21 a 26 de maio. Mas a assembleia para eleição da comissão eleitoral se daria de forma presencial, o que inviabilizou sua realização em razão da recomendação para que não houvesse aglomeração de pessoas, para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus. Por isso, foi suspensa, conforme edital publicado em 30/03/20.

Com a persistência e o agravamento da pandemia, a Diretoria do Sindicato ingressou na Justiça do Trabalho com um pedido de extensão do mandato. O pleito foi acolhido em tutela de urgência concedida pelo juiz da 4ª VT de Belo Horizonte, em 26 de maio, com a nomeação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para administração provisória da entidade, a partir do dia 1º de junho de 2020, por até 90 dias, contados a partir do término de vigência do estado de emergência de saúde pública internacional previsto na Lei 13.979/2020. “Prazo este, razoável e necessário para a convocação, organização e realização de novas eleições, mormente, considerando os prazos estatutários a serem cumpridos”, avaliou o magistrado. A decisão judicial foi publicizada em edital do SITRAEMG publicado na edição de 20/05/20 do Jornal O Tempo.

No dia 2 de outubro, foi publicado novo edital convocando as eleições. A assembleia para escolha virtual da Comissão Eleitoral foi realizada, por meio virtual, no dia 24 de outubro. E a votação para eleição da nova Diretoria Executiva e membros do Conselho Fiscal, por meio digital (eletrônico), com data alterada em relação ao edital original, ocorreu entre as 10 horas do dia 3/12 e as 12h59min59seg do dia 8/12.

Alguns dos compromissos de campanha da Chapa 1 – Vanguarda

  1. Não à Reforma Administrativa e à redução salarial.
  2. Pela valorização do servidor e do serviço público.
  3. Em defesa do NS para técnicos.
  4. Data-base já!
  5. Contra o fim da Justiça do Trabalho.
  6. Não ao assédio moral e à precarização do trabalho.
  7. Previdência pública.
  8. Pelo direito de advogar.
  9. Carreiras do PJU devem ser carreiras de Estado.
  10. Por um Sindicato de luta, participativo e com gestão democrática.
  11. Pela aprovação da aposentadoria especial dos Oficiais de Justiça.
  12. Assessoria Jurídica e criminal aos filiados.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags