Reunião do SITRAEMG e TRT segue o caminho do diálogo e respeito

Compartilhe
IMG_4007
A reunião aconteceu na sala de reunião da Diretoria-Geral do TRT. Fotos: Generosa Gonçalves

O SITRAEMG reuniu-se mais uma vez com a Diretoria Geral do TRT-MG para tratar assuntos de grande interesse dos servidores, sobretudo acerca dos desdobramentos da greve. Pelo Sindicato estiveram presentes os coordenadores Alexandre Magnus e Célio Izidoro, os diretores de base Andrea Seixas, David Landau (ambos de BH) e Helvécio Domingos Moreira (Uberlândia) e o advogado Daniel Hilário. Representando o Tribunal, o diretor geral Ricardo de Oliveira Marques e a assessora da Diretoria Geral Ana Flavia Sales Bueno.

Greve e seus desdobramentos

A greve da categoria pelo projeto de reposição salarial da categoria já passa dos três meses tem sido motivo de vários encontros com o TRT de Minas.  Hoje, o SITRAEMG conversou com aquela Diretoria acerca da recente ação de uma Juíza Substituta na capital, que retirou a Função Comissionada (FC) de uma servidora grevista alegando não ter sido comunicada do motivo de sua ausência entre 17/08/2015 e 07/09/2015. O Diretor Geral  informou ter ciência do assunto e acredita que em breve estará resolvido, vez que a Administração analisará os requisitos formais do ato de dispensa para então avaliar se houve retaliação.  Andreia Seixas, assistente de juiz a 9ª Vara de Belo Horizonte há mais de 7 anos, que sofreu tal intimidação, tão logo teve ciência do fato, comunicou o Sindicato para providências junto ao TRT durante a Reunião Setorial ocorrida no dia 08/09/2015. Para a servidora, ficou evidente o caráter punitivo da dispensa, porquanto se deu por período determinado, iniciado quando esteve em Brasília para acompanhar uma das sessões do Congresso Nacional e sem manifestação da Juíza Titular, que estava em gozo de férias, além do que a magistrada substituta em atuação foi devidamente comunicada pelo secretário e pela outra assistente de juiz acerca da sua participação no movimento paredista . “É função do Sindicato defender seus filiados. Confiei a questão para acompanhamento do SITRAEMG, que além de contar com estrutura jurídica e manter canal de diálogo com a Administração, mostra-se atento à qualquer conduta antissindical que chega a seu conhecimento e me tranquiliza ao assumir a posição de prontamente utilizar todos os meios para resguardar o legítimo exercício do direito de greve ”, avalia a servidora.

Conforme o Coordenador Geral do SITRAEMG a reunião de hoje segue o compromisso de não haver corte de ponto, o que foi confirmado mais uma vez pelo Diretor Geral do Regional Trabalhista, o que já é uma grande vitória para a categoria.

Situação intimidatória também ocorreu com servidores de Coronel Fabriciano. Os sindicalistas relataram que colegas grevistas receberam vários ofícios do juiz, além de telefonemas convocando-a para retornar ao trabalho. Foi ressaltado, ainda, que naquele local de trabalho o percentual mínimo para a manutenção da greve já vinha sendo obedecido; “num universo de onze servidores, apenas três, estão em greve”, destaca os coordenadores do Sindicato, lembrando então, que não havia necessidade de tal ação. O Diretor Geral do TRT ficou de dar uma resposta para a Direção do Sindicato.

Sobre a compensação das horas, várias sugestões foram apresentadas pelos representantes do SITRAEMG e pela própria diretoria geral, a fim de buscarem a melhor solução e resultado para os servidores e para o Tribunal. Os sindicalistas reforçaram, de maneira reiterada, a questão que a compensação seja pelos serviços represados, limitados às horas da greve, conforme foi exposto nas primeiras Portarias do Tribunal (505 e 508). O diretor geral prometeu submeter essas sugestões à presidente do TRT.

IMG_4002

Abaixo-assinado

Também apresentaram ao diretor geral do Tribunal, as listas de abaixo-assinado já recolhidos pelo Sindicato entre os diretores de diretores de Varas do Trabalho de Minas Gerais e chefes de unidades, que visam buscar o apoio e entendimento da administração do Tribunal no que tange às negociações de horas paradas em decorrência da greve. O abaixo-assinado também visa ampliar o apoio daqueles diretores e chefias à legitimidade do movimento e a luta pela derrubada do Veto 26 ao PLC 28/15, que a Presidente do TRT receba os representantes da categoria (sindicalistas) e em defesa de que os critérios da referida recuperação do serviço não tenham caráter punitivo.

Reunião com a Presidente do TRT é agendada para 21/9

As conversas sobre as negociações acerca das horas paradas durante a greve, tratadas hoje com a DG, serão, ainda, discutidas com a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria. Assim como já acontecido durante as reuniões com Ricardo Marques, a direção do SITRAEMG espera um diálogo com a presidente, a fim de buscar alternativas saudáveis e eficazes para o pagamento das horas da greve. Antes do fechamento desta matéria, o coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus, recebeu a informação de que a reunião já fora agendada para a próxima segunda-feira, 21/9, às 15h, com a Presidência.

Requerimento administrativo dos 13,23% – TODOS no Plenário 1 – 10º andar

A luta pelo pagamento dos 13,23% na Justiça Trabalhista também é uma grande luta do SITRAEMG, que, durante a reunião, reforçou o pedido de apoio daquela diretoria. No TRT, o SITRAEMG recorreu da decisão administrativa ao Órgão Colegiado e aguarda deliberação, que pode ser aprovada na sessão ordinária do Órgão Especial, do próximo dia 17/09 (veja ofício aqui).

O Coordenador Geral Alexandre Magnus informa que o Sindicato entregará memoriais a todos os desembargadores do TRT nesta semana em defesa da aprovação do referido processo que concede e estende o pagamento a todos os servidores do Tribunal Trabalhista e convoca todos os servidores do Regional para participarem da sessão do Órgão Especial no dia 17.

Nos memoriais serão abordadas a grande vitória do SITRAEMG no processo administrativo na Justiça Militar (veja aqui) e a decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que concedeu o benefício também na via administrativa.

Diante do trabalho demonstrado em menos de um ano e meio a diretoria do SITRAEMG reitera aos servidores do TRT do Interior e Capital que nos ajude a construir um sindicato cada vez mais forte e com grande número de filiados.

Disposição para o diálogo

O servidor Helvécio Domingos, do TRT de Uberlândia, ao final da reunião ressaltou o caráter amigável das tratativas, bem como a disposição para o diálogo, o respeito e o entendimento mútuo entre as partes, como tem sido da tradição entre as instituições nas diversas reuniões já ocorridas.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags