1º Encontro Regional de 2015 reúne dezenas de servidores em Governador Valadares

Compartilhe

Como complemento ao projeto Pé na Estrada, que visa aumentar a interiorização e o trabalho de base do SITRAEMG, além de ser uma importante ferramenta na campanha de filiação e fortalecimento do Sindicato, foi realizado nesse fim de semana, no sábado, 17 de outubro, o Encontro Regional em Governador Valadares. Esse foi o primeiro dos encontros regionais que devem acontecer mensalmente em diversas cidades do interior do estado.

IMG_20151017_121246767_HDR

O Encontro, que reuniu cerca de 35 servidores de Governador Valadares e região, teve inicio com um almoço de confraternização no restaurante Balaio de Manga, onde os servidores e coordenadores do SITRAEMG tiveram a oportunidade de se conhecerem e bater um papo sobre as lutas recentes e a realidade local.


publico

 Após o almoço, os servidores se deslocaram para o auditório do Imes, para assistir a palestra sobre Direito e Movimento Sindical, ministrada por Gustavo Machado, do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômico (Ilaese).

Machado propôs uma discussão mais aprofundada sobre a atual crise do estado. Explicando, através de dados do Orçamento Geral da União, sobre o funcionamento do sistema de juros e do pagamento dos rolamentos da dívida pública, como os “desvios legalizados” são muito maiores até do que os maiores escândalos de corrupção já acontecidos no país. Em seguida, ele demonstrou como o sistema de pagamento da dívida tem sido o maior ator para a precarização dos serviços públicos e a tendência de privatização dos mesmos. Machado falou como o sindicato pode ser um importante instrumento de resistência para os ataques dos governos, e assinalou a luta independente dos trabalhadores como única saída contra a precarização.

ILAESE2

A palestra do Ilaese abriu um rico debate sobre o papel do Sindicato e sua relação com os governos. O coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo fez uma fala sobre a necessidade de independência entre os três poderes constitucionais e a necessidade de se manter uma neutralidade entre eles. Também falou sobre as próximas lutas do Sindicato, a sua independência perante os governos e a imperativa luta por Data-Base para o serviço público.

O debate também tocou temas como o papel do SITRAEMG na luta por reposição salarial, as estratégias de unidade com outras categorias, os fracionamentos internos por pautas especificas de seguimentos do Judiciário, a indignação seletiva que muitas vezes direciona críticas apenas ao governo do PT, ignorando as gestões anteriores e a questão estrutural que tem levado a precarização dos serviços públicos em contraposição a um maior investimento nos setor privado.

ILAESE1

Encerrado o debate, o psicólogo Arthur Lobato fez uma apresentação sobre o Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral, novo setor do SITRAEMG em atividade, que teve deliberada a sua criação no o X Congresso da entidade. Lobato fez uma explicação sobre o funcionamento geral do departamento e sobre as categorias de assédio moral. O psicólogo explicou que o assédio moral deve ser entendido como parte da organização do trabalho e não apenas como casos isolados e individuais. Lobato falou que o assédio é uma relação de poder, que se baseia na hierarquia e visa constranger, diminuir e atingir a dignidade de uma pessoal e coloca em risco sua integridade pessoal e profissional. Ele falou sobre os adoecimentos laborais que acontecem em decorrência do assédio, e como todo o ambiente de trabalho é contaminado por essas situações, com reações que desencadeiam em assédio entre diretores, chefes de setor e subordinados, além de abusos e provações entre os próprios funcionários.

lobato2

Essas relações incentivam a competitividade e individualismo nos setores, gerando uma verdadeira guerra por produtividade. As novas tecnologias, que deveriam auxiliar, geram problemas, como o trabalho online 24 horas, a pressão por mais produtividade, que, muitas vezes não acompanham o treinamento e a estrutura para funcionamento. Lobato caracterizou que o Sindicato tem uma função fundamental para o combate ao assédio, e que o departamento tem a função de estudar os casos individuais e reforçar a solidariedade entre os servidores, buscando saídas coletivas. Ele também falou que os próximos passos do projeto vão ser criar cartilhas sobre o que é assédio moral, quais são os casos, tipificando alguns deles com exemplo. Além de buscar aliados dentro dos locais de trabalho, inclusive com os juízes.

Lobat1

Após a exposição, os servidores contaram casos pessoais e problemas recorrentes em relação ao assédio moral dentro dos tribunais.

diretoria1

Rematadas as intervenções, os diretores Alan da Costa Macedo, Sandro Pacheco, Dirceu dos Santos e Vilma de Oliveira, assumiram a mesa para falar sobre a atual gestão e as ações do Sindicato. Os coordenadores falaram sobre a greve, a luta por data base, as caravanas a Brasília e convênios. Os diretores convocaram aqueles servidores que ainda não eram filiados a se filiar, e para ajudar na construção do SITRAEMG. Falaram da importância do projeto Pé na Estrada e dos Encontros Regionais e sugeriram que os servidores elegessem delegados de base para facilitar o trabalho regional, tanto para a luta da categoria, quanto para a obtenção de novos convênios na região.

diretoria2

Depois da apresentação, os servidores se encaminharam mais uma vez ao restaurante Balaio de Manga onde foi realizado um jantar e um happy hour para comemorar o sucesso do encontro. Veja as fotos:

IMG_20151017_205311927

IMG_20151017_205344623

IMG_20151017_205413721

IMG_20151017_205432567

IMG_20151017_205500830

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags