Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG realiza ato no Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

Compartilhe

Nesta sexta-feira (27), o SITRAEMG, juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e a Amatra-3, realizou um ato público para celebrar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, em frente ao TRT da Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Com o tema “Saúde e Segurança no Trabalho: enfrentamento e superação de violências”, o ato contou a presença dos coordenadores do SITRAEMG Elimara Gaia e Dirceu José dos Santos e do psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sindicato, e foi seguido de palestras e debate no 8º andar do mesmo prédio.

A abertura do evento foi feita pela desembargadora do TRT3, Denise Alves Horta, que destacou que a iniciativa é fundamental para alertar e conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade de permanecerem atentos com a prevenção em acidente de trabalho no ambiente laboral.

IMG_2485

Na ocasião, a coordenadora Elimara Gaia parabenizou o Comitê de Saúde por desempenhar um importante papel para diminuir os riscos no local de trabalho, em busca de um ambiente saudável e agradável para os servidores e magistrados. Ela reforçou também que o SITRAEMG estará sempre apoiando essas iniciativas do Tribunal.

IMG_2523

A primeira palestra foi realizada pela médica e professora da UFMG Andrea Maria Silveira e teve como tema “Violências no trabalho”. A palestrante ressaltou que uma das formas de violência é o assédio moral (trata-se da exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função). “A prevenção é o melhor remédio para combater o assédio moral, como por meio da informação e educação de trabalhadores e gerentes, além de campanhas de conscientização”, destaca.

IMG_2557

IMG_2580

Com o tema “Ética na saúde e segurança do trabalho”, a segunda apresentação foi da expositora Elaine Noronha Nassif, procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais. Ela destacou que o ambiente atual onde é exercido as atividades profissionais é sem solidariedade, competitivo e com fofocas. “Não há uma ética para essa realidade. Vivemos um individualismo que atropela as pessoas, diferentemente da história da ética”, diz.

IMG_2597

Já o palestrante e chefe da Fundacentro de Minas Gerais, Érico da Gama Torres, falou sobre “A discussão do agrotóxico no momento atual”. “A pulverização com agrotóxico na agricultura é grave, ao longo do tempo, trarão efeitos nefastos para a população como o surgimento do câncer, pneumonia, catarata, entre outras doenças”, alerta.

Ele comentou também que está em tramitação na Câmara do Deputados o PL 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA). O objetivo do PNARA consiste em implementar ações que colaboram para a contribuição progressiva do uso de agrotóxicos e ampliar a disponibilidade de uso de produtos de origem biológica.

IMG_2604

O psiquiatra e secretário de Saúde do TRT de Minas Geraldo Mendes ressaltou que os medicamentos para combater as doenças mentais fazem efeito em, no mínimo, 20 dias, e a terapia leva dois meses. “Dessa forma, o afastamento do trabalho é longo e traz um grande sofrimento. A prevenção para evitar que as pessoas fiquem doentes mentalmente é desempenhar um trabalho em equipe, com diálogo, em um bom ambiente, onde os chefes saibam ouvir e designar tarefas, além de dar os feedbacks negativos e positivos”, enfatiza.

Ao ser questionado no debate sobre a segurança dos Oficiais de Justiça, o secretário de Saúde afirmou saber que os servidores deste segmento requerem mais atenção com a segurança durante o exercício da atividade e destacou que já existe uma proposta para discutir a segurança no trabalho dos oficiais.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags