O SITRAEMG participou de um ato público nessa terça-feira (05/02), às 17 horas, na Praça Sete, em Belo Horizonte. A mobilização foi em defesa do serviço público, do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Justiça do Trabalho, dos direitos sociais e das estatais, contra a Reforma Previdenciária e a PEC 300/2016, e em protesto pelo crime ambiental e trabalhista de Brumadinho. Durante a mobilização, promovida pelo Movimento em Defesa dos Direitos Sociais, Trabalhistas e Previdenciários, que envolve as centrais sindicais, sindicatos (incluindo o SITRAEMG), associações, movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil, foi distribuída uma carta aberta à população (veja por meio deste link).
O coordenador geral do SITRAEMG Célio Izidoro Rosa destacou que um dos objetivos do ato foi dialogar com a população. “O que vemos no Brasil é uma política de retirada de direitos, querendo acabar com a Justiça do Trabalho e deixar nas mãos dos patrões a negociação com os trabalhadores, sem a representação dos Sindicatos. Esse movimento é só o início de uma luta que não vai ser fácil, onde nós, trabalhadores, devemos estar juntos em defesa da permanência dos nossos direitos”, disse.
Célio Izidoro também ressaltou que o que aconteceu em Brumadinho e em Mariana tem um culpado que se chama Vale: “queremos em público cobrar que a responsável seja punida, pois milhares de trabalhadores e cidadãos foram mortos, além do meio ambiente que também foi prejudicado.”