O último local de trabalho visitado pelos representantes do SITRAEMG durante sua viagem à Zona da Mata, antes da abertura do Encontro Regional Zona da Mata, no Hotel Ritz, foi a Justiça Federal de Juiz de Fora. Foram conversar com os servidores das cinco Varas Federais e demais setores a coordenadora executiva Débora Melo Mansur, o coordenador regional Raimundo Alves e a filiada Maria Salete Rodrigues, oficial de justiça aposentada moradora da cidade. Os sindicalistas foram bem recebidos pelos servidores que conversaram sobre política, Pro Social e o momento que o país está vivendo.

Assim como em Belo Horizonte, a grande preocupação dos servidores da JF no momento é o aumento da contribuição para o Pro Social, o plano de assistência médica do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Eles informaram que aderiram em peso ao abaixo assinado que pede o adiamento da entrada em vigor da Resolução que altera o regulamento do Pro Social, prevista para o dia 2 de julho, até que sejam realizados procedimentos que justifiquem tecnicamente o reajuste das contribuições ou apontem para uma proposta mais justa para os servidores. Nesse sentido, os representantes do SITRAEMG reforçaram que o Sindicato está engajado nesta causa e está junto aos outros sindicatos e à Fenajufe para reverter o aumento.

Os servidores também comentaram bastante sobre o momento político do país e concordaram que o momento é propício para se organizar e reivindicar do governo federal mais respeito e menos retirada de direitos. “Esse ano faz 21 anos que a população foi às ruas no ‘Fora Collor’ e agora, na ‘maioridade da democracia’, estamos nas ruas de novo”, comentou Débora Mansur, acrescentando que a categoria precisa rebater a falácia do governo de que o servidor público do Judiciário custa muito, pois a União gasta somente 1,33% do Orçamento com esse setor – as informações são do próprio governo, compiladas pelo Movimento Auditoria Cidadã da Dívida. “A Justiça Federal, por exemplo, banca todos os próprios gastos com o que arrecada. Está na hora de pararem com essa falácia”, alertou a sindicalista.
Em todos os setores, os servidores da JF também foram convidados e informados com detalhes sobre os tópicos abordados no Encontro Regional Zona da Mata, realizado nos dias 21 e 22 de junho no Hotel Ritz, no centro da cidade. Ainda, no que tange a assistência médica, receberam informações sobre o plano de saúde Unimed oferecido pelo SITRAEMG, com tarifas vantajosas para filiados ao Sindicato (para saber mais, entre em contato com o setor de Convênios, pelo (31) 4501-1500 ou 0800-283-4302).
Janaina Rochido, de Juiz de Fora


