Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Viagens ao interior: TRE de Conselheiro Lafaiete também sofre com trabalho demais e servidores de menos

Compartilhe

Após conversar com as servidoras da Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete, nesta quinta, 11, as coordenadoras do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Débora Melo Mansur foram aos dois Cartórios Eleitorais da cidade, onde encerraram essa série de viagens ao interior. Curiosamente, assim como na VT, as mulheres são a maioria esmagadora no local. E, também como em outros locais visitados, os cartórios padecem pela falta de servidores frente ao grande volume de trabalho.

Juntas, a 87ª e 88ª Zonas Eleitorais possuem cerca de 120 mil eleitores – só que há somente cinco servidores do quadro no total. Por isso mesmo, as servidoras cobraram que o TRE-MG cumpra de fato a resolução que estabelece a relação de um servidor para cada 10 mil eleitores (Resolução n. 803 de 03/12/2009 – veja aqui), afim de (tentar) equilibrar a situação. Elas também estão preocupadas com a minuta da Resolução que estabelece “critérios para a uniformização do quantitativo de servidores em exercício nos Cartórios Eleitorais de Minas Gerais”, pois ela pode trazer riscos de redução de servidores no quadro – sobre isso, o SITRAEMG reuniu-se com a diretoria-geral do TRE-MG em 4 de julho, conforme matéria que pode ser lida aqui.

“A distribuição de cidades por cartório também é muito ruim. Alguns cartórios têm poucos servidores para muitas cidades, não temos pessoas nem infra-estrutura para fazer diligências”, reclamaram as servidoras. Pela quantidade reduzida de pessoas no quadro, as servidoras também queixaram-se de dificuldades para tirar férias, licenças e fazer a compensação do banco de horas – além de estarem levando trabalho para casa, atitude que as coordenadoras Lúcia Bernardes e Débora Mansur condenaram fortemente.

A orientação foi a mesma que ambas deram às servidoras do TRT na cidade: pediram para elas se cuidarem, cuidarem da própria saúde, e insistirem em mostrar ao Tribunal que os cartórios do interior precisam de ajuda – e urgente. O SITRAEMG, por sua vez, continuará a cobrar da Justiça Eleitoral mineira que tome providências efetivas para equilibrar a situação entre capital e interior de modo que o trabalho possa fluir sem prejuízos para ninguém.

As coordenadoras do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes e Débora Melo Mansur, ao lado das servidoras dos Cartórios Eleitorais de Conselheiro Lafaiete: clima bom de trabalho ameniza as dificuldades com a falta de pessoal (Foto: Janaina Rochido)

Participação no Sindicato

As coordenadoras sindicais ainda falaram sobre a importância da participação nas atividades do Sindicato e pediram às servidoras – todas filiadas – que se mantenham informada e não se esqueçam de atualizar seus dados fazendo o recadastramento. Tal qual na Justiça do Trabalho, Lúcia Bernardes também pediu para as servidoras enviarem críticas e sugestões para a entidade.

Janaina Rochido, de Conselheiro Lafaeite

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags