Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Viagens ao interior: Servidores do TRE de Unaí também cobram mais suporte da administração

Compartilhe

Que os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais no interior sofrem com a falta de estrutura, servidores e assistência do tribunal não é novidade para quem acompanha os relatos que o SITRAEMG recolhe em suas visitas aos locais de trabalho. Na 280ª Zona Eleitoral, em Unaí, não foi diferente, conforme apurou a coordenadora-geral do Sindicato, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, que está representando a entidade nesta série de viagens iniciada em 29 de julho.

À esquerda, a coordenadora sindical Lúcia Bernardes, com parte dos servidores da ZE de Unaí: Madalena Miranda, Ronaldo Bento e Juliana Coelho (Foto: Janaina Rochido)

Na sala apertada dentro do Fórum, onde funciona cartório com três servidores do quadro e responsável pelos 63 mil eleitores de Unaí e Cabeceira Grande, diversas lâmpadas fluorescentes estão queimadas. Segundo os servidores, qualquer melhoria precisa “sair do bolso” deles, pois o tribunal não ajuda. Além das lâmpadas, a sede é um exemplo: eles contaram que o tribunal delegou à prefeitura a responsabilidade de encontrar um novo local e ainda pagar o aluguel.

Requisitados, horas extras e horários

Os trabalhadores também estão preocupados com a possível devolução dos servidores requisitados. “Na capital pode não ser, mas aqui no interior, sem os requisitados, o trabalho fica inviável, já que não vem mais servidores”, argumentaram. “O TRE quer que cumpramos as normas, mas não nos dá condições para isso. Falta todo tipo de suporte e não temos nenhum canal direto para reclamar”, disseram, sugerindo algo como uma ouvidoria do servidor, nos moldes da que já existe para o eleitor.

O cartório também está insatisfeito com a impossibilidade de fazer as horas extras necessárias para cobrir todo o serviço e com o atual horário de abertura do local, 12h. Como Unaí tem uma ampla Zona Rural ao seu redor, os servidores alegam que o eleitor que vem de longe ficou prejudicado, pois os horários dos ônibus que servem os arredores não coincidem com os do cartório – assim, muitas vezes o eleitor perde a viagem, literalmente.

Os servidores da 280ª ZE ainda relataram à coordenadora Lúcia Bernardes várias outras situações que demonstram que o interior carece de mais atenção da administração da Justiça Eleitoral. No começo de julho, mais exatamente no dia 4, o SITRAEMG já havia se reunido com o diretor-geral do órgão, Adriano Denardi Junior, para cobrar demandas dos servidores (veja matéria completa aqui), mas Lúcia Bernardes disse que o Sindicato agendará nova audiência com Denardi a fim de levar mais solicitações do interior e cobrar providências.

Com a visita a Unaí o SITRAEMG encerra esta série de viagens. O próximo compromisso do Sindicato no interior será o Encontro Regional Norte de Minas, em Montes Claros, nos dias 9 e 10 de agosto. O evento é direcionado aos servidores da região e as inscrições já estão abertas – veja mais detalhes clicando aqui.

Janaina Rochido, de Unaí


Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags