TRT/MG homenageia ministra Ellen Gracie

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região promove, de 3 a 7 de dezembro, a III Semana da Conciliação do TRT-MG, com o lema “Conciliar é Nossa Missão”. A ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, deverá participar, no dia 03, da abertura da Semana, em Belo Horizonte. Na oportunidade, a ministra será condecorada pelo presidente da Casa, desembargador Tarcísio Giboski, com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Juiz Ari Rocha. O Movimento Nacional pela Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça que visa a incentivar a resolução pacífica das disputas judiciais.

O TRT-MG apóia as ações que objetivam conscientizar a comunidade jurídica e a sociedade de que o acordo é a melhor solução para o conflito, pois pode reduzir, substancialmente, o tempo de duração da disputa, ao viabilizar a resolução dos conflitos por meio de procedimentos simplificados e informais e reduzir o número de processos que se avolumam no Judiciário.

A Justiça do Trabalho mineira está presente em 65 municípios. São 40 Varas do Trabalho na capital e 97 no interior além de um posto avançado da Vara do Trabalho de Ituiutaba em Iturama. Em suas duas primeiras edições, realizadas em dezembro de 2006 e junho de 2007, o TRT-MG alcançou números expressivos de acordos com os mutirões de audiências realizados em todo o estado.

Iniciativa de sucesso – O Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios – iniciativa pioneira do TRT-MG – demonstra, desde sua criação em 2000, que o entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para solucionar um conflito. Instituído com o objetivo inicial de agilizar o pagamento dos precatórios trabalhistas do estado – missão cumprida em 2006 com a solução do último precatório – o Juízo estendeu sua atuação para a iniciativa privada. As primeiras instituições atendidas foram a Santa Casa e o Hospital Dom Bosco que se encontravam em sérias dificuldades financeiras e tiveram suas dívidas ordenadas pelo Juízo.

Fonte: TRT/MG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags